Dados do Trabalho


Título

ESTUDOS DAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO BICHO DO TUCUMÃ (Speciomerus ruficornis Gemar)

Introdução

No arquipélago do Marajó, localizado na região Amazônica, a larva do bicho do tucumã (Speciomerus ruficornis Gemar) é amplamente conhecido e utilizado pelos moradores locais, destacando-se o uso na preparação de alimentos e fins medicinais para a população marajoara. Esta larva é uma fonte rica em ácidos graxos e proteínas, tornando-se um valioso recurso nutricional, essencial para promover o bom funcionamento do organismo.

Material e Métodos

Logo, o objetivo deste estudo foi analisar as propriedades nutricionais do bicho do tucumã em seu estágio larval por meio de análises físico-químicas. As análises foram feitas em triplicatas segundo os métodos do Instituto Adolfo Lutz, e foram analisados os seguintes parâmetros: lipídios (%), proteínas (%), umidade (%) para a larva do bicho e acidez para o óleo da larva (100g de ácido oleico).

Resultados e Discussão

Os resultados da amostra da larva do tucumã apresentaram os seguintes dados: 43,03% para lipídios, 6,68% de proteína, 32,91% para umidade e 0,92 g/100g de acidez, na qual segundo a Anvisa considera-se 1% de acidez para óleos não refinados. Deste modo percebe-se que o valor de acidez do óleo foi aproximado, considerando um óleo de boa qualidade.

Conclusão

Ao avaliar as propriedades nutricionais do bicho do tucumã, em comparação com o tenébrio (Tenébrio molitor), pode-se observar que o bicho do tucumã apresenta menor quantidade de proteínas, enquanto o tenébrio possui aproximadamente 47,0% de proteína, podendo até mesmo substituir as proteínas de origem animal. No entanto, quando se examina o conteúdo de gordura, o bicho do tucumã destaca-se por ter uma alta concentração de ácidos graxos, superando os 35,18% encontrados no tenébrio, dessa forma o bicho do tucumã vai oferecer maiores benefícios nutricionais, especialmente devido ao seu rico conteúdo lipídico.A inclusão do bicho do tucumã na alimentação consiste em uma estratégia positiva com base nos resultados das propriedades nutricionais identificadas, contribuindo para o enriquecimento alimentar e redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Essa abordagem não apenas promove benefícios para a saúde, mas também acarreta impactos positivos e sustentáveis, impulsionando a valorização dos valores tradicionais e a geração de renda no desenvolvimento de novos produtos para as comunidades locais.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

RAFAELLE SOUTO DA ROCHA, MATHEUS DA SILVA OLIVEIRA, ANDRESSA JANTZEN DA SILVA LUCAS, ELIVALDO NUNES MODESTO JUNIOR