Dados do Trabalho


Título

Principais causas de condenação em fígados de bovinos abatidos em abatedouro frigorífico no município de Itabaiana - SE.

Introdução

O consumo de vísceras de animais é recorrente na sociedade brasileira devido à sua presença em pratos regionais. A realização do serviço de inspeção em vísceras é de fundamental importância, visto que por meio dessa atividade é possível julgar as condições sanitárias de todo alimento de origem animal comercializado para a população humana, visando o controle e o combate de doenças que possam ser transmitidas por alimentos. De acordo com o Decreto n° 9.013 do Ministério da Agricultura, que regulamenta a inspeção industrial de produtos de origem animal, deve condenar-se todo fígado que apresente aspectos repugnantes oriundos ou não de processos patológicos. Assim, este trabalho tem como objetivo quantificar as principais lesões e achados identificados em fígados de bovinos abatidos em um abatedouro frigorífico localizado no município de Itabaiana/SE durante o período de outubro a dezembro de 2023.

Material e Métodos

A metodologia baseou-se na palpação e inspeção visual de fígados de bovinos retirados da carcaça após o abate, à procura de qualquer alteração que pudesse comprometer a segurança alimentar. Os resultados foram colhidos e, em seguida, contabilizou-se o percentual de cada tipo de lesão encontrada, transformando-se essas informações em gráficos através do programa Excel.

Resultados e Discussão

Durante o período estudado, foi abatido um total de 25.235 bovinos; desse total, ao menos 4.000 animais tiveram uma de suas vísceras condenada pelo serviço de inspeção. Dos 413 fígados condenados, em 295 (71,6%) a principal causa de condenação foi a presença de abscessos. Outras causas de condenação foram hepatites (22,2%), congestão (2,4%), cisticercose (2,2%) e teleangiectesia (1,2%). Nesse contexto, a incidência de abscessos em fígados bovinos possui causas multifatoriais, podendo estar relacionada a infecções bacterianas por diversas vias; ela é também associada às dietas ricas em carboidratos e à situação de confinamento a que os animais são submetidos. Portanto, conclui-se que a identificação de alterações em vísceras e carcaças (inspeção post mortem), aliada às características gerais dos animais na inspeção ante mortem, auxilia a interpretação e a contenção de doenças que podem tornar-se um problema para a saúde pública.

Conclusão

Nesse contexto, a incidência de abscessos em fígados bovinos possui causas multifatoriais, podendo estar relacionadas a infecções bacterianas por diversas vias, porém bastante relacionadas a animais submetidos a dietas ricas em carboidratos e confinamento. Portanto, conclui-se que identificação de alterações em vísceras e carcaças (inspeção post mortem), aliada às características gerais dos animais na inspeção ante mortem, auxilia na interpretação e contenção de doenças que podem tornar-se um problema para a saúde pública.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Autores

GABRIEL ISAIAS LEE TUNON, Yuri Rafael Teixeira de Souza Correia, Juliana Teixeira Mota, Jhully Carvalho Sobral