Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE CENTESIMAL E POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA PERILLA FRUTESCENS VAR. CRISPA

Introdução

Shissô(perilla frutescens var. crispa), é uma hortaliça comestível e condimenta, utilizada há muito tempo em muitos países asiáticos, tem efeitos antioxidantes, antitumorais, antibacterianos e hipolipidêmicos devido aos seus ricos óleos essenciais, compostos fenólicos, ácido orgânico, flavonoide, triterpeno e outros componentes.

Material e Métodos

O objetivo desse trabalho é avaliar a ação antioxidante e a composição centesimal. Este estudo foi realizado nos Laboratórios do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as folhas de shissô foram colhidas, sanitizadas e submetidas a secagem em estufa com circulação de ar à 55oC, moídas e peneiradas a 60 mesh, o pó resultante foi mantido acondicionado ao abrigo da luz, sob temperatura ambiente, a análise centesimal (proteína bruta, fibra bruta, umidade e cinzas) foi de acordo com o Instituto Adolfo Lutz (1985), os lipídeos pelo método Bligh & Dyer. O teor de carboidratos foi determinado por diferença e o valor energético (kcal/ g) foi estimado de acordo com os coeficientes de Atwater.

Resultados e Discussão

Todas as análises foram realizadas em triplicata. As análises de antioxidantes foram realizadas pelo método DPPH e ABTS e os resultados apresentaram valores de flavonoides de 85,1±2,17 mg/g e polifenóis de 18,64± 0,66mg/g, o teor de umidade de 14,45 ±5,68, os teores de lipídeos tiveram um valor médio de 11,14 ±1,58 %. O teor de proteína, utilizando o fator de conversão de 6,25 foi de 23,66 ± 0,41 %, . O teor de cinzas foi de 11,02 ±0,049 %, teor de fibras foi de 30 ± 0,74 % e o os carboidratos totais médios foram 9,73 ± 0,19 . O valor energético encontrado 233,82 kcal/100g.

Conclusão

Com a quantidade de antioxidantes apresentadas pode ser considerado um alimento com alto teor de antioxidantes, e as diferenças na composição centesimal podem estar associadas, a sazonalidade, e outros fatores ambientais como temperatura, umidade e luz, sendo que no verão há maior concentração de nutrientes. O consumo de folhas de Shissô deve ser incentivado, visando os seus benefícios e quantidades de antioxidantes . Vale ressaltar que seu potencial como ingrediente funcional para a produção de alimentos.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil

Autores

ELIENAE DA SILVA GOMES, Patrícia Daniele Santos, Alisson de Lima Figueiredo, ; Geovani. Yoti Braz NAKAMURA, Izabelle Cremaschi KasuKama Martins, Catharina Paula Buranello, Oscar de Oliveira Santos Junior