Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DO AMIDO PROVENIENTE DE CAROÇO DE JACA (Artocarpus heterophyllus L.)

Introdução

A procura por novas tecnologias de extração e novas fontes de amido natural é crescente, pois se trata de um componente muito utilizado na fabricação de alimentos e tem se mostrado promissor na indústria de biopolímeros e na encapsulação de corantes naturais devido às caraterísticas de biodegradabilidade, abundância e por ser extraído de fontes renováveis. Portanto, o objetivo deste trabalho foi extrair e estudar as propriedades do amido do caroço de jaca (Artocarpus heterophyllus L.).

Material e Métodos

Os caroços foram imersos em solução de hidróxido de amônio na proporção 1:7 (m/v), descascados, triturados em liquidificador industrial, filtrado em tecido organza e decantado a 5°C por 24h, sendo repetidas lavagens em água destilada até que o sobrenadante e o amido apresentaram coloração límpida. O amido foi seco em estufa de circulação de ar forçado a 45°C, peneirado em peneira de 200 mesh e caracterizado em relação aos teores de umidade (U), cinzas (C), proteínas (P), lipídios (l) e amilose aparente (Ap), amido total (At), índice de absorção de água (IAA), poder de inchamento (PI) e índice de solubilidade (IS).

Resultados e Discussão

Os resultados encontrados foram 10,39% ± 0,0203 para U, 0,13% ± 0,10 para C e 87,32% ± 0,31% para At, todos permitidos pela legislação vigente para amidos comerciais (IN Nº 23 de 2005). Os valores determinados foram 0,01± 0,0014% para P, 0,23 ± 0,7% para L e 37,92 ± 0,38% para Aa. IAA observado foi de 0,003g/g ± 0,001, para PI 0,65g/g ± 1,02 e 2,5% ± 0,84 para IS.

Conclusão

O gel do amido apresentou pastas opacas sugerindo que o maior teor de Ap e a presença de estrutura granular organizada dificultaram a passagem da luz. Estas características revelaram que esse amido pode ser utilizado em formulações que não exijam transparência, como sopas, molhos e cremes. Considerando o maior teor de At e o baixo teor de P, L e C apresentados, pode-se levantar a hipótese de que esse amido possa ser empregado em formulações de alimentos, de biopolímeros e em diferentes setores da indústria, vez que os resultados sugerem ser amido de ótima qualidade.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Bahia - Brasil

Autores

MARIA JOSE MISSAO CORDEIRO SANTOS, Sara Moreno Pereira LACERDA, Matheus Ferreira ALMEIDA , Jaqueline Alves ROCHA , Carlos Eduardo Ferraz ALVES , Cristiane Martins VELOSO