Dados do Trabalho


Título

DIFERENTES FORMATOS DE EMBALAGENS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE BISCOITOS TIPO COOKIE: PESQUISA DE CONSUMIDOR

Introdução

As embalagens são um aspecto muito importante na elaboração de um produto podendo influenciar na escolha dos consumidores. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aceitabilidade de embalagens para o biscoito tipo cookie utilizando mistura pronta com farinha de torta de Buriti.

Material e Métodos

Foram elaboradas três embalagens com formatos distintos: retangular, cilíndrica e paralelepípedo, com designs iguais em relação às informações das embalagens. A análise sensorial foi realizada a partir da aplicação de questionário no Google Forms. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o nº CAAE: 97454718.1.0000.5149. Foi aplicado um questionário socioeconômico, no qual se constatou que o perfil dos consumidores é majoritariamente feminino (71,90%), com idade entre 18 e 25 anos (68,60%), ensino superior incompleto (59,50%), renda familiar de até 2 salários mínimos (42,98%) e residentes na região Sudeste (71,90%). As embalagens foram submetidas à análise sensorial quanto ao teste de aceitação através de escala hedônica (“1-desgostei extremamente” a “9-gostei extremamente”), sendo analisado o conjunto de todos os aspectos das mesmas (cores, frases de efeito, desenho e etc.) e em relação ao seu formato, quanto à intenção de compra (“1-certamente não compraria” a “5-certamente compraria”) e pelo teste de preferência. O dados do teste de aceitação para as embalagens foram submetidos à ANOVA para verificar se havia diferença significativa ao nível de 5% de probabilidade.

Resultados e Discussão

Os resultados indicaram que houve diferença significativa entre as embalagens, sendo a cilíndrica com maior aceitabilidade (7,90 – nota próxima a “8-gostei muito”). Quando indagados sobre o formato da embalagem, os provadores também elegeram a cilíndrica recebendo nota 7,94 na escala hedônica de 9 pontos. Em relação ao teste de preferência, os avaliadores também mostraram preferência pela embalagem cilíndrica (49,59%), a qual recebeu nota 3,94 na intenção de compra (nota próxima de “4-provavelmente compraria”), embora não tenha havido diferença significativa em relação a intenção de compra entre as três embalagens.

Conclusão

Conclui-se, portanto, que os formatos distintos das embalagens resultaram em graus de aceitabilidade diferentes. Sendo assim, o formato influenciou na intenção de compra do produto, sendo um aspecto importante a ser levado em consideração na elaboração de novos produtos.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

MELISSA BIAZZI FILA, LORENA FIGUEIRA AURICHIO BOLONHESE, LARA LAFETA ROCHA, MARIANA STEFANNY ALMEIDA SILVA, MARIA AMANDA CARMO SOUZA, NICOLY RODRIGUES, TATIANE PEREIRA SILVA, MARIA LUIZA DUARTE FONSECA, MARIUZE LOYANNY PEREIRA OLIVEIRA, CLAUDIA REGINA VIEIRA