Dados do Trabalho
Título
Avaliação das características sensoriais e de textura de barras energéticas elaboradas com baru (Dipteryx alata)
Introdução
O crescente interesse dos consumidores por alimentos mais saudáveis e de consumo prático tem conduzido ao aumento na procura por opções alimentares nutritivas e convenientes, especialmente por atletas e praticantes de atividades físicas, os quais necessitam de fontes energéticas eficazes e suplementação nutricional específica para alcance de performances físicas otimizadas. Barras de cereais se destacam há anos no mercado esportista como produtos práticos e de aporte nutricional. A formulação destas com matérias primas do Cerrado, no entanto, ainda é inédita, mas bastante promissora em vista da composição nutricional rica destes insumos.
Material e Métodos
Este trabalho objetivou explorar o potencial nutricional e funcional do baru para formulação de barras energéticas para o público praticante de atividades físicas. As barras foram desenvolvidas a partir da mistura de xarope de adesão (40%) com um mix (60%) de frutas (banana e uva passas e farinha de polpa de baru), cereais (flocos de arroz e aveia) e castanha de baru. Foi realizada ainda a suplementação da barra com um mix de vitaminas e minerais em proporções adequadas para aporte nutricional em atividades físicas intensas. As barras desenvolvidas foram caracterizadas quanto à atividade de água e textura instrumental (Perfil de Textura - TPA), e avaliadas sensorialmente por 100 consumidores, com auxílio de uma escala estruturada de 5 pontos para avaliação da intenção de compra, e de uma escala hedônica estruturada de 9 pontos para avaliação dos atributos cor, aroma, sabor, textura e impressão global.
Resultados e Discussão
As barras apresentaram médias de aceitação para todos os parâmetros sensoriais localizadas em torno do termo hedônico “8 - gostei muito”, além de média de intenção de compra entre os termos “4 - provavelmente compraria” e “5 - certamente compraria”. O produto apresentou atividade de água em torno de 0,63, indicando estabilidade em relação ao crescimento microbiano. Pela análise de textura instrumental verificou-se que as barras apresentaram baixa dureza e coesividade, e elevados valores de adesividade, indicando uma textura muito macia e aderente. A utilização de polpa de castanha de baru apresenta potencial para a produção de barras de cereais energéticas voltadas ao público esportista em vista da alta aceitação sensorial verificada neste estudo.
Conclusão
Conclui-se que a utilização de polpa de castanha de baru apresenta potencial para a produção de barras de cereais energéticas voltadas ao público esportista em vista da alta aceitação sensorial observada neste estudo.
Área
Alimentos funcionais e nutrição
Instituições
Universidade Federal de São Jõao Del-Rei - Minas Gerais - Brasil
Autores
CARLOS EDUARDO SOUZA E SILVA, Maria Eduarda Guimarães CAMPOS, Matheus Henrique Mariz de AVELAR, Camila Gonçalves RODRIGUES, Drauziele Kênia Aparecida de Oliveira SANTOS, Washington Azevedo da SILVA, Aline Cristina Arruda GONÇALVES, Lanamar de Almeida CARLOS, Christiano Vieira PIRES