Dados do Trabalho


Título

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA SEMENTE DE GERGELIM (SESAMUM INDICUM L.)

Introdução

O gergelim (Sesamum indicum L.) é uma das oleaginosas mais antigas e amplamente cultivadas no mundo, originário da África e da Ásia foi introduzido no Brasil no século XVI. Possui ampla adaptabilidade às diversas condições edafoclimáticas de clima quente. Na indústria alimentícia, o gergelim é usado principalmente na produção de panificação, biscoitos, doces, margarinas e na composição de produtos das culinárias árabe e asiática. As sementes de gergelim contêm de 17% a 32% de proteínas sobre matéria seca e o teor de óleo varia de 41% a 65%. São ricas em aminoácidos nobres, em substâncias bioativas e imunoestimulantes, como a arginina, a metionina, a cistina e a leucina. O gergelim é considerado um alimento funcional por sua capacidade comprovada de influência sobre funções metabólicas e fisiológicas essenciais para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo humano. Com isso, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a semente sob aspecto da composição centesimal para avaliar seu teor nutricional.

Material e Métodos

Este estudo foi realizado no laboratório de físico-química do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá – Bela Vista. A análise centesimal foi fracionada em umidade, proteínas, lipídeos, cinzas e carboidrato por diferença, de acordo com a metodologia do Instituto Adolfo Lutz.

Resultados e Discussão

Os resultados apresentados, em base úmida, foram satisfatórios, com teor de umidade de 4,69% ± 0,04, onde encontra-se de acordo com outros estudos que obtiveram uma baixa umidade. Essa baixa umidade favorece sua vida de prateleira diante de outros tipos de sementes. O teor de proteínas foi 15,63% ± 1,03, sendo um pouco abaixo comparado com outros autores (17 a 25%). A proteína se destaca como um dos principais componentes do gergelim, juntamente com os lipídeos, que obtiveram 24,97% ± 0,07 e mostrou-se bastante promissor para a obtenção de óleo para diversos tipos de uso. As cinzas, que fornecem informações sobre o conteúdo mineral, apresentaram teor de 5,43% ± 0,08 e o teor de carboidratos por diferença foi 49,28%, que também se enquadra como um dos constituintes majoritários do gergelim. Conclui-se que os resultados foram propícios e o gergelim possui composição nutricional abrangente, em
quantidade e qualidade.

Conclusão

Conclui-se que os resultados foram propícios e o gergelim possui composição nutricional abrangente, em quantidade e qualidade.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

IFMT - Mato Grosso - Brasil

Autores

ISADORA DE ALBUQUERQUE VOLPATO MONTEIRO GONÇALVES, PRISCILLA YVANNA FURONI SILVA, MARVIONE Sousa Carvalho, WANDER MIGUEL DE BARROS