Dados do Trabalho
Título
FILMES INTELIGENTES BIODEGRADÁVEIS COM EXTRATO DE FLOR DE Clitoria ternatea L.
Introdução
As embalagens convencionais, devido à sua decomposição lenta, contribuem para a acumulação de resíduos, dificultando a gestão do lixo e impactando negativamente os ecossistemas. A Clitoria ternatea (CT), conhecida também como feijão borboleta e cunhã, é uma PANC (planta alimentícia não convencional), que apresenta propriedades antioxidantes e coloração azul devido à presença de antocianinas. Este estudo teve como objetivo desenvolver e caracterizar filmes biodegradáveis de amido e PBAT com extrato da flor de CT em pó.
Material e Métodos
O extrato aquoso de flor de CT foi seco em spray dryer utilizando maltodextrina como agente carreador. Os filmes foram produzidos por extrusão sopro em balão empregando-se amido, PBAT e glicerol e 1% de extrato de CT em pó, obtendo uma formulação controle (C) e uma com CT em pó (F). Os filmes foram caracterizados em termos de propriedades mecânicas, permeabilidade ao vapor de água (PVA), cor e opacidade aparente.
Resultados e Discussão
A amostra F obteve maior resistência à tração (C = 2,20 MPa e F = 2,45 MPa), elongação na ruptura (C = 23,58 % e F = 38,11%) e módulo de Young (C ≅ 18,48 MPa e F = 20,48 MPa), sendo estatisticamente diferentes (p<0,05). É possível que os compostos fenólicos, presentes na flor, interagiram com as cadeias poliméricas do PBAT e amido, fortalecendo a matriz e melhorando as propriedades mecânicas. A PVA do filme diminuiu com a incorporação do extrato em pó, possivelmente pela interação do amido com compostos fenólicos da flor que forma uma matriz mais compacta, menos hidrofílica que dificulta a passagem de vapor de água. A opacidade aparente reduziu em comparação com a amostra controle, pois os compostos fenólicos são ricos em fenóis que absorvem luz, alterando a sua dispersão e interferindo na opacidade. Os parâmetros de cor evidenciaram um tom azulado devido à presença de antocianina na flor.
Conclusão
Os resultados obtidos indicam a viabilidade de incorporar extrato de flor de CT em filmes extrusados, sendo uma alternativa sustentável e promissora às embalagens convencionais, além da possibilidade de obter embalagens inteligentes para aplicação em alimentos.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Instituições
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
MAYCON JONATHAN BRANDT GROSS, Paula Juliana Da Silva, Samuel Camilo Da Silva, Fabíola Azanha De Carvalho, Fabio Yamashita, Marianne Ayumi Shirai