Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE ALIMENTOS FUNCIONAIS ATRAVÉS DO MÉTODO DE COMENTÁRIOS LIVRES

Introdução

Com o interesse cada vez mais crescente da população por uma alimentação mais saudável e natural, a ideia de consumir alimentos com propriedades funcionais ao organismo, oferecendo diversos benefícios para a saúde e atuando preventivamente contra o desenvolvimento de doenças como o câncer e diabetes, pode parecer bem atrativa. O método de comentários livres permite maior espontaneidade e não necessita treinamentos específicos, e tem sido muito utilizado por diversas áreas da ciência, como sociologia, psicologia, marketing e socioeconomia, já que permite a coleta de respostas evocadas por diferentes estímulos pertencentes aos cinco sentidos humanos.

Material e Métodos

Foi aplicado aos participantes um questionário descritivo, com a tarefa de descrever de forma livre o que lhes vinha à cabeça com “alimentos funcionais”. O corpus textual gerado foi processado pelo software IRaMuTeQ 0.7 alpha2, em análise textual.

Resultados e Discussão

Ao total 52 pessoas participaram do estudo, todos residentes do município de Piracicaba, Brasil. A análise textual gerou um corpus de 140 formas ativas de palavras, com 312 ocorrências em 10 segmentos de textos. Uma nuvem de palavras foi capaz de evidenciar as palavras mais relevantes no texto, através de uma análise lexical, como alimento (n = 19), saúde (n = 19), benefício (n = 8) e organismo (n = 7), sendo possível perceber as palavras que estão mais relacionadas ao tema central, conforme a percepção dos participantes, onde as palavras mais importantes aparecem ao centro da figura com maior tamanho, e isso é definido de acordo com a sua frequência. Através da análise de similitude, foi possível observar as coocorrências entre as palavras mais frequentes no texto, assim como suas ligações entre os vértices do grafo.

Conclusão

O método de comentários livres permitiu observar as percepções do público sobre os alimentos funcionais, e avaliar o seu entendimento sobre os benefícios desses alimentos e sua relação com a saúde, através das respostas obtidas com o questionário. A análise textual facilitou o entendimento dos resultados através do agrupamento das palavras e verificação de frequência com a análise de qui-quadrado, permitindo a compreensão dos comentários de forma sistemática e categórica.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

Esscola Superior de Agricultura Luiz de Queiros - São Paulo - Brasil

Autores

CARLOS EDUARDO CARDOSO DE AGUIAR FREIRE, Lucas Echevarria Nascimento, Matheus de Jesus Morais, Ana Julia Bernardi de Souza, Aline Silva Mello Cesar