Dados do Trabalho


Título

PRESENÇA DE ADITIVOS EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL

Introdução

O consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados têm aumentado, e com maior incidência pelo público infantil. Tais produtos possuem diferentes aditivos alimentares. A utilização dos aditivos para diversas finalidades em produtos alimentícios é permitida por legislação específica. Logo, o objetivo do presente estudo foi identificar em produtos alimentícios destinados ao público infantil, os principais aditivos, determinar as categorias de alimentos com maior presença da substância, comparar as categorias de alimentos quanto às classes predominantes de aditivos e classificar os produtos de acordo com o nível de processamento.

Material e Métodos

Para tal, foi realizado um estudo transversal e observacional com base nas listas de ingredientes de alimentos e bebidas voltados ao público infantil vendidos em três grandes redes de supermercados no município de Guarapari – ES. Foram analisados 182 rótulos dos produtos e categorizados em sete grupos de alimentos, sendo: (i) alimentos doces, (ii) alimentos salgados, (iii) produtos cárneos, (iv) produtos lácteos e derivados, (v) bebidas açucaradas, (vi) alimentos de transição e (vii) macarrão instantâneo. Foram selecionadas ao menos duas marcas de cada produto analisado. Os dados foram tabulados, e analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados e Discussão

Foram identificadas sete classes de aditivos, sendo: aromatizante, corante, acidulante, realçador de sabor, espessante, conservante e antiumectante. Os aromatizantes e corantes representaram as principais classes de aditivos, correspondendo a respectivamente, 100% e 59% da amostra. Os produtos do grupo de lácteos e derivados apresentaram maior variedade de classes de aditivos em sua formulação. Toda a amostra pesquisada correspondeu aos ultraprocessados, de acordo com o nível de processamento empregado.

Conclusão

Ao final, é importante ressaltar que os aditivos alimentares estão altamente presentes nos produtos para consumo infantil, que a mesma categoria de aditivo é comum a vários grupos de alimentos e, portanto, que estes alimentos devem ser consumidos de forma moderada para minimizar os impactos à saúde dos consumidores, em especial as crianças.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

POLLYANNA IBRAHIM SILVA, Karen Cardoso ALVARENGA, Lara Louzada AGUIAR, Daniela da Silva OLIVEIRA