Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE MERCADO DE BALAS DE GOMA E SUAS RESPECTIVAS ROTULAGENS NUTRICIONAIS

Introdução

A indústria de balas e confeitos enfrenta desafios notáveis na redução de açúcares e na adaptação da composição de seus produtos, uma vez que esses ingredientes não apenas constituem a maior parte das formulações convencionais, mas também desempenham um papel crucial no processamento e na qualidade final dos produtos. Desta maneira, muitas empresas vêm se preocupando com a mudança na regulamentação de rotulagem frontal de alerta (FOP – front-of-pack), que obriga a implementação, por exemplo, da lupa de “alto em açúcar adicionado”, a qual pode impactar na percepção de qualidade e na intenção de consumo dos produtos. Balas e confeitos estão entre os produtos mais propensos à aquisição de rótulo FOP devido à grande quantidade de açúcares adicionados em suas formulações e o Brasil apresenta destaque no mercado internacional, com os lançamentos em balas de gomas com inclusão de ingredientes naturais e funcionais impulsionando o crescimento deste mercado.

Material e Métodos

Propôs-se neste trabalho realizar um levantamento de dados de mercado, a fim de identificar balas de goma com diferentes rotulagens e possíveis alegações apresentadas em alguns pontos de venda do Estado de São Paulo, mais especificamente nas cidades de São Paulo e Campinas. Deste modo, foram escolhidos doze diferentes pontos de venda, sendo três hipermercados, três supermercados, três mercados e três farmácias espalhadas por ambas as cidades, onde foram fotografadas todas as balas de goma disponíveis para venda e seus respectivos rótulos e preços.

Resultados e Discussão

O levantamento identificou 117 balas de goma, das quais 35 apresentavam o rótulo com os dizeres do FOP, 7 rótulos com identificação de produto vegano e 32 com indicação da ausência de glúten.

Conclusão

Observou-se que apesar de ainda em fase de adequação por parte das empresas, os rótulos com a indicação do FOP “alto em açúcar adicionado” estão ganhando mais presença nas prateleiras. Prevê-se que, com o tempo, as empresas alimentícias desenvolvam formulações que atendam às demandas crescentes por produtos mais saudáveis, com redução de açúcares, gordura saturada e sódio, para acolher e fidelizar seus consumidores, além de buscar atender os seus desejos e preocupações.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA DE MELLO FRANCO VIEIRA, Julia das Neves Aro, Guilherme de Castilho Queiroz, Ana Lúcia Fadini, Marise Bonifácio Queiroz