Dados do Trabalho


Título

A COR DA EMBALAGEM PODE INFLUENCIAR NA ACEITAÇÃO E NO PODER DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE MASSAS ALIMENTÍCIAS?

Introdução

As cores possuem a capacidade de chamar atenção e tornar atrativo um produto alimentício para o consumidor, aumentando seu poder de compra. Este trabalho tem objetivo avaliar a aceitabilidade de embalagens para massa alimentícia a partir da torta de Buriti.

Material e Métodos

A análise sensorial foi realizada a partir da aplicação de questionário no Google Forms. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética sob o nº CAAE: 97454718.1.0000.5149. Foram elaboradas três embalagens com cores distintas: vermelha, amarela e marrom, com designs iguais em relação às informações das mesmas. As embalagens foram submetidas à análise sensorial quanto ao teste de aceitação através de escala hedônica (“1-desgostei extremamente” a “9-gostei extremamente”), sendo avaliadas quanto à impressão global e quanto a cor, quanto a intenção de compra (“1-
certamente não compraria” a “5-certamente compraria”) e pelo teste de preferência .

Resultados e Discussão

Foi aplicado um questionário socioeconômico, onde o perfil dos consumidores foi feminino (73,81%), com idade entre 18 e 25 anos (56,35%), com ensino superior incompleto (48,41%), renda familiar de até 2 salários mínimos (40,48%) e residentes na região Sudeste (78,57%). Os dados do teste de aceitação foram submetidos à ANOVA ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados indicaram que as embalagens amarela e vermelha foram iguais quanto a aceitação global e quanto a cor, com notas que variaram entre “7-gostei moderadamente” e “8-gostei muito”, bem como a intenção de compra com médias de 3,60 e 3,77, respectivamente, valores próximo a “4-provavelmente comprariam”. Em relação ao teste de preferência, os avaliadores mostraram preferência pela embalagem vermelha (47,62%), a embalagem de cor marrom foi a menos preferida (17,62%).

Conclusão

Conclui-se, portanto, que a cor influencia na escolha e na compra do produto, não provocando somente certas emoções no consumidor como também atrai determinados clientes. No entanto, a cor de uma embalagem deve ser levada em consideração para qual público alvo está destinada, pois tem um efeito diferente e apresenta características específicas. No presente trabalho, as cores amarela e vermelha atenderam as expectativas de um público jovem e predominantemente feminino.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

LORENA FIGUEIRA AURICHIO BOLONHESE, MELISSA BIAZZI FILA, LARA LAFETA ROCHA, MARIANA STEFANNY ALMEIDA SILVA, NICOLY RODRIGUES , MARIA AMANDA CARMO SOUZA , TATIANE PEREIRA SILVA , MARIA LUIZA DUARTE FONSECA, MARIUZE LOYANNY PEREIRA OLIVEIRA, CLAUDIA REGINA VIEIRA