Dados do Trabalho


Título

ESTUDO COMPARATIVO DE MÉIS DE MELATO DA BRACATINGA E MÉIS FLORAIS BRASILEIROS E ALEMÃES COM FOCO EM DIFERENCIAÇÃO

Introdução

O mel de melato da bracatinga (MMB) ocorre bianualmente em regiões do Planalto sul brasileiro que possuem altitude, vegetação e clima propícios, presença de cochonilhas (Sitgmacoccus paranaensis Foldi ou Tacchardiella sp) e das abelhas Apis mellifera, principalmente em épocas de baixa florada. O MMB se diferencia dos méis florais (MF) principalmente pelo seu conteúdo de açúcares redutores (AR) e condutividade elétrica, porém há evidências de distinção na acidez, elementos minerais, compostos fenólicos (CF) e capacidade antioxidante. O objetivo desse trabalho foi comparar amostras de MMB com amostras de MF brasileiros e alemães pelo seu conteúdo de AR, CF e sua atividade antioxidante (AA).

Material e Métodos

A determinação de AR foi realizada com o reativo ácido dinitrosalicílico (DNS), CF totais pelo ensaio de Folin-Ciocalteu e a AA pelo método FRAP (Ferric Reducing Antioxidant Power). Foram analisadas 16 amostras de MMB, das quais, 8 eram méis disponíveis comercialmente (MBBC) e outros 8 MMB (MBBP) foram obtidos por drenagem em laboratório, além de 14 MF de diferentes origens botânicas disponíveis comercialmente, sendo 8 do Brasil (MFB) e 6 adquiridos em supermercados da cidade de Potsdam, Alemanha (MFA).

Resultados e Discussão

Os resultados da análise de AR mostram uma variação de 82,6 até 91,5 g/100 g nos MF, enquanto que nos MMB a variação ficou entre 57,0 e 72,2 g/100 g. Na determinação de CF, foi observada uma variação de 4,6 ± 0,4 até 42,4 ± 2.4 mg EAG/100 g para os MF, e de 45,9 ± 1,3 a 65,2 ± 2,5 GAE/100 g nos MMB. A AA encontrada em MF variou de 4,3 ± 1,0 até 45,6 ± 2,5 mg AAE/100 g, enquanto que em MMB permaneceu entre 51,0 ± 5,5 e 78,4 ± 1,8 EAA/100 g.

Conclusão

Ao observar os resultados nota-se que os MMB não diferem entre si (p > 0,05) e possuem menor concentração de AR, maior AA e concentrações superiores de CF em comparação com todos os MF (p < 0,05). Esses podem ser potenciais parâmetros para auxiliar na diferenciação do MMB de outros méis. Apesar disso, é importante considerar fatores como diferenças climáticas e condições de armazenamento, que podem afetar os CF e AA.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

LAURA HAHN, Bibiana Silva, Kevin Tschang Neff, Harshadrai M. Rawel, Ana Carolina Oliveira Costa