Dados do Trabalho
Título
ESTUDO DAS CONDIÇÕES DO PREPARO DO INÓCULO DE Dunaliella salina
Introdução
As microalgas são micro-organismos fotossintetizantes encontrados em ecossistemas marinhos e de água doce. A crescente demanda por produtos derivados de microalgas impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas de cultivo mais eficientes, visando alternativas sustentáveis para o aumento do crescimento celular e obtenção de bioprodutos. Nesse contexto, a Dunaliella salina tem ganhado destaque devido à sua capacidade de produzir compostos de alto valor agregado, como carotenoides, lipídios, carboidratos e proteínas. Desta forma, é importante estudar os parâmetros que influenciam as respostas dos cultivos, tais como temperatura, salinidade, inóculo, agitação e intensidade luminosa. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi estudar duas condições para o preparo do inóculo: incubação em estufa sem agitação e em shaker com agitação orbital.
Material e Métodos
A Dunaliella salina utilizada neste estudo foi isolada no Rio de Janeiro e pertencente ao banco de cepas Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Ambos os ensaios foram realizados a 25ºC, sob intensidade de luz de 110 µmol photons m2 s-1 por 48 h. O crescimento celular foi determinado por contagem de células em câmara de Neubauer e as médias comparadas por test t de student (p<0,05).
Resultados e Discussão
O cultivo em shaker foi mais eficiente, pois atingiu concentração de 1x106 cel ml-1 em 48 h, enquanto o cultivo em estufa atingiu 6,2x105 cel ml-1, diferindo significativamente entre si. Este resultado pode ser associado a distribuição mais homogênea dos nutrientes essenciais, que ocorre no processo de agitação, incluindo o carbono e outros compostos necessários para o seu crescimento. A agitação no meio de cultura melhora a distribuição do dióxido de carbono e impede que o oxigênio dissolvido alcance níveis prejudiciais, facilitando o processo de fotossíntese e produção de biomassa.
Conclusão
Geralmente, o método de preparo do inóculo de microalgas envolve aeração. Assim, a agitação orbital surge como alternativa para o cultivo de microalgas. Portanto, o cultivo do inóculo com agitação é o método mais indicado para favorecer o aumento da concentração celular.
Área
Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos
Autores
HYCARO SAGUE PINHEIRO LOPES, Izabela Queiroz Silva, Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira, Lucielen Oliveira Santos