Dados do Trabalho


Título

MISTURA PRONTA COM INCORPORAÇÃO DE TORTA DE BURITI: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE BISCOITO

Introdução

A indústria alimentícia enfrenta desafios na gestão de resíduos agroindustriais. O processamento de frutos do cerrado gera resíduos ricos em nutrientes e propriedades funcionais, no entanto, essas partes são frequentemente descartadas, causando desperdício e danos ambientais. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade de incorporação da farinha da torta de buriti em uma mistura e, a partir dela, desenvolver produtos de panificação (bolo, pão de mel e biscoito).

Material e Métodos

A mistura foi preparada em duas repetições, para cada uma delas foram elaborados 80 biscoitos que foram utilizados nas análises A avaliação de composição centesimal do biscoito elaborado pela mistura foi realizada de acordo com as metodologias oficiais AOAC. O teor de proteína foi determinado pelo método Kjeldahl, utilizando um fator de correção de 6,25. Para determinar o teor de umidade, as amostras foram colocadas em uma estufa a 105°C até atingirem peso constante. O teor de cinzas foi obtido por meio de incineração em uma mufla a 550°C. O teor de lipídeos foi determinado utilizando o método de extração por solvente à frio. A análise sensorial foi realizada com 60 provadores não treinados, que concordaram e assinaram Termo de Consentimento Livre Esclarecido (CAAE: 97454718.1.0000.5149). Foram aplicados os testes de aceitação através de escala hedônica (“1-desgostei extremamente” a “9-gostei extremamente” pontos), teste de intenção de compra ("1-certamente não compraria" a "5-certamente compraria") e consumo (“1-"nunca comeria" a 7-"certamente comeria").

Resultados e Discussão

A análise da composição centesimal apresentou os seguintes valores em base úmida: 6,34 ± 0,20% de umidade, 6,21 ± 0,09% de proteínas, 21,56 ± 0,10% de lipídeos, 2,82 ± 0,01% de cinzas e 63,07% de carboidratos calculados por diferença. Os resultados da análise sensorial apontaram um índice de aceitabilidade para os atributos aparência (69,90%), cor (67,80%), textura (74,10%), aroma (69,30%), sabor (68,10%), doçura (67,05%), impressão global (67,83%), superiores ou próximos a 70%. Quanto à intenção de compra (68,33%) manifestaram interesse em adquirir o produto, enquanto para o consumo, foi registrado um índice de 90%. Foi possível elaborar um biscoito a partir da mistura incorporada com torta de buriti com características nutricionais e sensoriais promissoras, sugerindo que o produto possui potencial de mercado.

Conclusão

Foi possível elaborar um biscoito a partir da mistura incorporada com da torta de buriti com características nutricionais e sensoriais promissoras, sugerindo que o produto possui potencial de mercado.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Autores

TATIANE PEREIRA SILVA, EMILLY SOARES SANTOS, LARA LAFETA ROCHA, MARIANA STEFANNY ALMEIDA SILVA, SHIRLENE GONÇALVES SIQUEIRA, FERNANDA MOTA RODRIGUES, Marcella GONALVES OLIVEIRA, Mariuze LOYANNY PEREIRA OLIVEIRA, Maria Luiza DUARTE FONSECA, CLAUDIA REGINA VIEIRA