Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS ANALÍTICOS CONVENCIONAIS E MICROCONTROLADORES DE BAIXO CUSTO PARA MONITORAMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS APLICADOS À ALIMENTOS
Introdução
Processos biotecnológicos aplicados a alimentos envolvem o uso de microrganismos benéficos que atribuem características específicas aos produtos fermentados, como é o caso das bebidas alcoólicas, incluindo a kombucha e o hidromel. A kombucha é obtida da fermentação álcool-ácida através da infusão do extrato de Camellia sinensis e açúcares pela ação de uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras conhecida como SCOBY. O hidromel é a bebida alcoólica resultante do mosto de mel diluído em água potável, fermentada por leveduras S. cerevisiae. Em ambos os processos fermentativos, faz-se necessário o monitoramento e controle de parâmetros, para garantir um bom desenvolvimento microbiológico, qualidade e padronização do produto. Entretanto, tais análises demandam tempo, retirada de amostras do sistema e alto custo com reagentes e equipamentos, tornando-se inviáveis para pequenas empresas. Assim, o trabalho objetivou comparar métodos de análises convencionais com uma metodologia automatizada e de baixo custo, o arduíno, que consiste em dois elementos básicos: a placa (hardware) e o programa (software) que coletam e armazenam grande volume de dados de forma automática, sem retirar alíquotas amostrais do processo.
Material e Métodos
Para isso, procedimentos padrões foram utilizados para a condução dos processos fermentativos de kombucha e hidromel, ambos incubados a 25°C e desenvolvidos até a obtenção de padrões desejados. Foram avaliados os parâmetros de pH, sólidos solúveis totais e etanol utilizando equipamentos convencionais: pHmetro, refratômetro de ABBÉ e ebuliômetro, bem como pelos microcontroladores arduino (A). Os dados foram comparados estatisticamente por análise de variância (ANOVA) de fator único com confiança de 95%.
Resultados e Discussão
No processo fermentativo da kombucha os parâmetros apresentaram valores semelhantes (p<0,05) para pH e etanol e divergência (p>0,05) para SST. Já para o hidromel, embora o comportamento geral tenha apresentado proporcionalidade entre os dois métodos, diferenças significativas foram obtidas para todos os parâmetros.
Conclusão
De modo geral, compreende-se que há muitas potencialidades no uso de arduíno para análises, em virtude dos resultados positivos obtidos para a kombucha, entretanto, ajustes devem ser realizados para aprimorar a confiabilidade do método em diferentes sistemas.
Área
Validação de métodos para análise de alimentos
Instituições
Instituto Federal Catarinense - Santa Catarina - Brasil
Autores
KARINE MICHELE KERN, Ericka Von Biveniczko PEZZIN, Nicole ALBERTINI, Sofia BRESSAN, Fabiana Bortolini FORALOSSO, Maximiliano PEZZIN