Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL BEBIDA PROBIÓTICA A PARTIR DO PERMEADO DO SORO DE LEITE UTILIZADO COMO MEIO ALTERNATIVO DE CRESCIMENTO DE LACTOCOCCUS LACTIS

Introdução

Probióticos são microrganismos vivos que oferecem potencial para promover uma microbiota intestinal saudável quando administrados em quantidades adequadas. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento de Lactococcus lactis em permeado de soro de leite.

Material e Métodos

O permeado foi caracterizado (pH 6,2 ± 0,10; acidez total titulável de 0,052 ± 0,006 % (m/v) expresso em ácido lático; sólidos solúveis totais de 4,26 ± 0,094 °Brix e quanto aos minerais sódio (561,13 mg/L), potássio (1143,21 mg/L), fósforo (249,12 mg/L), cálcio (376,31 mg/L) e magnésio (71,33 mg/L)) e utilizado como meio alternativo para crescimento de Lactococcus lactis. A partir da cultura ativada de Lactococcus lactis contendo 1,9 x 109 UFC/mL, foi inoculado 0,5 µL em 50 mL dos meios de cultivo caldo M17 (padrão) e permeado do soro de leite, para que sua contagem inicial fosse de 104 UFC/mL. Os meios de cultivo foram incubados a 37°C ± 1 °C e as leituras de densidade óptica a 600 nm (D.O600), realizadas até 38 horas. O plaqueamento pelo método de microgotas foi realizado no tempo zero e no início da fase estacionária, sendo as placas incubadas a 37°C por 16h para contagem microbiana.

Resultados e Discussão

No início da fase estacionária a média de leitura da D.O600 foi de 1,554 com contagem de 1,3 x 109 UFC/mL de Lactococcus lactis em caldo M17. Enquanto a D.O600 foi 0,181 e a contagem de 2,9 x 108 UFC/mL no permeado do soro de leite.

Conclusão

De acordo com os resultados apresentados, observou-se que o crescimento de Lactococcus lactis no meio de cultura alternativo foi satisfatório, atingindo valores de 108 UFC/mL, considerado a quantidade mínima viável para um produto ser considerado probiótico, ou seja, apresentar a alegação de que promove a saúde, de acordo com a legislação vigente no Brasil. O crescimento no permeado demonstra como esse coproduto, rico em nutrientes, pode ser aproveitado para produção de bebida potencialmente probiótica. Além disso, poderá ser enriquecido com outros ingredientes visando dar cor, sabor e propriedades bioativas, tornando-se uma tecnologia viável para a indústria de alimentos, ao invés de ser descartado de maneira inadequada, o que, muitas vezes, configura-se como um poluente ambiental.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil

Autores

NIRCIA ISABELLA ANDRADE PEREIRA, Elisa Alves Ellena, Livia Batista Galinari, Tiago Antônio Oliveira Mendes, Edimar Aparecida Filomeno Fontes