Dados do Trabalho


Título

Fatores que influenciam o consumo de baunilha no Brasil

Introdução

A baunilha é uma especiaria conhecida pelo seu sabor marcante e único, o que contribui para sua ampla utilização em vários setores da indústria alimentícia. Entretanto, devido às limitações de fornecimento, prevalece o uso da essência artificial. No Brasil, apesar da presença de espécies com potencial comercial, são escassos os trabalhos voltados a conhecer o mercado nacional de baunilha. Portanto, este trabalho teve como objetivo identificar os fatores socioeconômicos que influenciam no consumo da baunilha.

Material e Métodos

Para isto, foi realizado uma pesquisa exploratória por meio de questionário online. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva para verificar o comportamento em relação à distribuição, frequência e variabilidade dos dados. O teste Qui-quadrado foi utilizado para analisar se existe uma associação estatisticamente significativa entre o consumo de baunilha e as características socioeconômicas dos consumidores.

Resultados e Discussão

O questionário obteve 616 respondentes de todas as regiões do país, sendo que apenas 20,30% desses respondentes eram consumidores de baunilha natural. Condizendo com as informações da literatura, a qual relata que a maior parte do que é comercializado no país em relação à baunilha, é na sua forma artificial. O consumo de baunilha natural foi significativamente influenciado pela idade, renda e região (p < 0,05). Por meio da tabulação cruzada dos dados pôde ser observado que os consumidores de baunilha tendem a ter uma renda mais alta, o que sugere que os preços elevados da especiaria podem influenciar a aquisição por consumidores de menor renda. Os consumidores de baunilha estão localizados principalmente nos estados de Minas gerais, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro.

Conclusão

Esses estados correspondem a regiões onde a produção local ou o extrativismo ocorrem, embora a produção nacional seja insignificante e não conste nas estatísticas oficiais. Quanto ao conhecimento das espécies nativas, 61,9% dos entrevistados responderam que não sabem ou que não há produção de baunilha no Brasil. Isso reforça a importância de disseminar informações sobre as baunilhas nativas, além de incentivar a produção, uma vez que a baunilha é uma especiaria com perspectivas de mercado altamente favoráveis, sendo extremamente valorizada no mercado internacional.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDA NASCIMENTO DA SILVA, Cláudia Nasser Brumano, Roberto Fontes Vieira, Márcia Cristina Ribeiro Teixeira Vidigal, Valéria Paula Rodrigues Minim