Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL DE EXTRATOS FENÓLICOS DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS NA INIBIÇÃO DE α-GLUCOSIDASE

Introdução

O diabetes mellitus do tipo 2 (DM2) é uma doença crônica caracterizada pela persistente elevação da glicemia e resistência à insulina. O controle da absorção de carboidratos por meio da inibição de enzimas digestivas pode auxiliar na diminuição da glicemia pós-prandial. O fármaco acarbose é um inibidor de enzimas digestivas utilizado no tratamento da DM2, no entanto, seu uso está relacionado a desconfortos gastrointestinais. Os compostos fenólicos são metabólitos secundários de plantas e apresentam potencial de inibição de enzimas que hidrolisam carboidratos, como a α-glucosidase. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de extratos fenólicos de subprodutos agroindustriais na inibição da enzima α-glucosidase.

Material e Métodos

Os extratos hidroalcóolicos de café verde e/ou defeituoso (CV), bagaço de laranja (BL) e pele de amendoim (PA) foram produzidos com solvente etanol 50% em água. O teor de fenólicos totais de cada extrato foi determinado pelo método de Folin-Ciocalteu. A determinação do potencial de inibição da α-glucosidase de Saccharomyces cerevisiae foi realizada utilizando 0,6 U/mL de solução enzimática em banho-maria a 37ºC por 10 minutos. A partir disto, foram calculados o IC50 de cada extrato por meio de regressão não linear.

Resultados e Discussão

O extrato PA apresentou o maior teor de fenólicos totais sendo 401,08 ± 21,31 µg/mg, seguido do extrato CV com 105,96 ± 8,05 µg/mg e o extrato BL com o menor teor, sendo 17,43 ± 2,62 µg/mg. Quanto ao potencial de inibição da α-glucosidase, o extrato PA exibiu uma relação dose dependente positiva, apresentando IC50 de 0,83 µg/mL. O extrato BL também apresentou efeito dose dependente na inibição enzimática, no entanto foi necessário empregar concentrações superiores em relação ao extrato PA, exibindo IC50 de 13,22 mg/mL. Já o extrato CV não exibiu capacidade de inibição da α-glucosidase.

Conclusão

Portanto, os extratos fenólicos PA e BL apresentaram potencial efeito hipoglicêmico por meio da inibição de enzimas digestivas.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

NATHALIA ALMEIDA COSTA, GABRIELA DE MATUOKA E CHIOCCHETTI, GABRIELA ALVES MACEDO, JULIANA ALVES MACEDO