Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS, CONSUMO DE FRUTAS, DE BARRA DE FRUTAS E FORMULAÇÃO DE NOVA BARRA DE FRUTAS

Introdução

Nos últimos anos, estudos apontam mudanças nas condições de vida e de saúde da população, com uma crescente preocupação sobre a qualidade e origem dos alimentos consumidos, ocorrendo uma transformação relacionada à qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos. Diante disso, há um grupo de alimentos altamente ligados aos distúrbios intestinais, os com alto teor de FODMAPs (Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis fermentáveis), os quais são fermentescíveis por bactérias, causando sintomas como gases e distensões abdominais. Com isso, têm surgido estudos sobre alimentos com baixo teor de FODMAPs, com a finalidade de reduzir esses sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Material e Métodos

Desta forma, o objetivo deste estudo, aprovado pelo Comitê de Ética da UFOP (7837021.2.0000.5150), foi realizar um levantamento de dados por meio do Google Forms, à cerca das escolhas do estilo vida adotado por indivíduos brasileiros. Os dados foram obtidos através de questionário sociodemográfico relacionados ao estilo de vida do indivíduo (hábitos alimentares, atividade física, consumo de frutas e barras de frutas e o motivo pelo qual consome), além de questionamento sobre combinações de barras de frutas.

Resultados e Discussão

Foram obtidas 401 respostas, sendo 317 mulheres e 84 homens. Destes, 43,5% possuíam faixa etária de 18 a 27 anos e 35,6% possuíam pós-graduação completa. Em relação ao estilo de vida, 58,5% relataram possuir hábitos saudáveis e 37,3% praticam exercícios de 2 ou 3 vezes na semana. Em relação ao consumo de barras de frutas, a maioria (74,6%) afirmou não as consumir e os que consomem alegam a praticidade. As frutas mais consumidas foram manga, mamão, banana e morango. A pesquisa também revelou que a barra de frutas vermelhas foi a de maior aceitação entre as opções sugeridas, com a aprovação de 65,7%. Esses dados indicam que há uma preocupação da população brasileira com a saúde e refletindo mudanças nos padrões de consumo alimentar e estilo de vida. Além disso, sugerem que a barra de frutas vermelhas pode representar uma alternativa viável como alimento low FODMAP.

Conclusão

Desta forma, esses dados indicam que há uma preocupação da população brasileira com a saúde. Os dados obtidos corroboram com estudos prévios, salientando a busca por mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida e sugerem que a barra de frutas vermelhas pode representar alternativa viável como alimento low FODMAP.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

CLAUDIA FERNANDA FERNANDES, Ana Clara Costa Dias, Zamara Vieira Vital, Reginaldo Souza Monteiro, Marcelo Carlos Ribeiro, Patrícia Aparecida Pimenta Pereira