Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS INFORMAÇÕES DO RÓTULO E DOS TEORES DE MINERAIS DE ÁGUA DE COCO INTEGRAL ENVASADA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE NITERÓI, RJ

Introdução

A água de coco integral é uma bebida cujo consumo no Brasil tem grande destaque, tanto pelo sabor quanto pela presença de eletrólitos, que a torna um isotônico natural e popular. A crescente produção e comercialização desta bebida envasada, justifica esforços para análise da conformidade das informações do rótulo, já que, a embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto. Outro aspecto importante são os teores de Na e K presentes na bebida, pois, além de serem parâmetros estabelecidos no Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ), também são informações que constam no rótulo e que devem ser corretamente apresentadas.

Material e Métodos

Assim, foi realizada a avaliação da conformidade de rotulagem de 12 marcas de água de coco integral envasadas e comercializadas no município de Niterói/RJ, por meio da aplicação de um checklist com ítens de conformidade e não conformidade frente ao que é determinado pelo PIQ (IN nº. 9/2020) e pela legislação (RDC nº. 429/2020 e IN nº. 75/2020). As amostras foram analisadas quanto aos íons Na e K no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB) - UFF/ RJ, por meio da técnica instrumental MIP-OES.

Resultados e Discussão

Os resultados da análise de conformidade de rotulagem destacaram que, dentre os ítens analisados no checklist, 95% destes itens apresentaram conformidade com a legislação. Em relação às amostras, apenas uma atingiu pontuação de conformidade inferior a 90%, sendo a principal inconformidade a informação nutricional desatualizada. Quanto ao teor de sódio, 25% das amostras apresentaram valor abaixo da faixa determinada no PIQ (2-30 mg%) e, quando comparados com o rótulo, 83,3% apresentaram valores acima ou abaixo, do conteúdo declarado. Para potássio, 3,3% das amostras apresentaram teor acima do PIQ (140 - 230 mg%) e 8,3% das amostras apresentaram o mesmo conteúdo declarado no rótulo.

Conclusão

De maneira geral, foram observadas inconsistências nos valores de micronutrientes declarados no rótulo de algumas amostras. Sabendo que o rótulo é a ferramenta de comunicação e confiabilidade entre empresa e consumidor é importante garantir que essas informações estejam corretamente declaradas.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARCELO DA SILVA REIS, Anderson de Araújo Rocha, Kelly Alencar Silva