Dados do Trabalho
Título
CONTAMINAÇÃO CRUZADA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM MACEIÓ-AL
Introdução
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) devem ter como princípio a oferta de uma alimentação saudável, adequada e segura sob o ponto de vista higiênico-sanitário. Enfatiza-se a importância de evitar doenças transmitidas por alimentos, especialmente a contaminação cruzada, através de práticas de higiene e manipulação cuidadosas. Este trabalho teve como objetivo avaliar e implantar procedimentos de boas práticas para prevenção da contaminação cruzada.
Material e Métodos
Foi realizado em duas UAN’s vinculadas na mesma intituição denominadas A e B, durante o período de novembro de 2023 e janeiro de 2024. Para avaliar a contaminação cruzada utilizou-se um checklist alinhado à RDC 216/2004 e ao Programa Alimentos Seguros (PAS) para investigar 29 pontos de risco de contaminação, divididos em baixo, médio e alto risco. Com análise descritiva e uso de softwares para gerar tabelas e gráficos, criou-se um plano de ação corretiva e um treinamento em Boas Práticas de acordo com a necessidade de cada UAN avaliada.
Resultados e Discussão
Na comparação entre as UAN’s A e B, a UAN A tinha inicialmente 55,2% de não conformidades, com 62,5% de conformidade em itens de baixo risco e 66,7% de inadequação em itens de alto risco. Após a capacitação, a conformidade na UAN A melhorou para 51,72%. Por outro lado, na UAN B, o percentual inicial de não conformidades foi de 34,48%, com 75% de conformidade em itens de baixo risco, 60% em itens de médio risco, e 66,67% em itens de alto risco. Após a capacitação, houve um aumento notável na conformidade, alcançando 75,86%.
Conclusão
Na UAN A, houve uma redução modesta nas não conformidades, indicando uma resposta menos acentuada às intervenções educativas, especialmente em itens de alto risco. Enquanto isso, na UAN B, houve uma melhoria com um aumento significativo nas conformidades. Sendo assim, as intervenções educativas provaram ser eficazes na redução da contaminação microbiológica, destacando a necessidade de práticas de segurança alimentar contínuas e adaptáveis para melhorar a qualidade e segurança dos alimentos.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - Alagoas - Brasil
Autores
ELLEN VITORIA RODRIGUES DE LIMA FREIRE, VITÓRIA MARIA SILVA DOS SANTOS, CAIO HENRIQUE BARROS DOS SANTOS, BRUNA MERTEN PADILHA, GABRIELA ROSSITER STUX VEIGA, LÍDIA BEZERRA BARBOSA, THAYSA BARBOSA CAVALCANTE BRANDÃO, PRISCYLA FERNANDA BARBOSA LINS, KAROLINE BÁRBARA DA SILVA OLIVEIRA