Dados do Trabalho
Título
SOU LEITE: COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS SOBRE A QUALIDADE DO LEITE DESTINADO À PRODUÇÃO DE QUEIJO MINAS ARTESANAL DA MICRORREGIÃO DA CANASTRA
Introdução
Este trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a qualidade do leite destinado à produção de queijo Minas artesanal (QMA) da Canastra nos municípios de Medeiros e Bambuí. Estes queijos são produzidos tradicionalmente na região, sendo considerados Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Material e Métodos
Foram selecionadas cinco propriedades rurais com produção média de 600 L de leite diários. Para entendimento da qualidade e produção de leite, foram realizados levantamentos dos dados zootécnicos, check list das boas práticas de produção e avaliação dos parâmetros de qualidade do leite.
Resultados e Discussão
Os resultados mostram as propriedades possuem animais de raças e graus sanguíneos distintos, sendo a maioria, Girolando, Gir, Guzerá e Jersey, com produção de 8 a 12 litros de leite/animal, com uma produção diária variável de 96 a 550 litros de leite destinados a produção de QMA. Em 80% e 100% das propriedades participantes, atenderam os padrões legais para CCS e CPP, variando de 76 a 894 x 103 CS/mL e 18 a 102 x 103 UFC/mL,respectivamente. Para os teores de gordura, ESD, lactose, sais minerais, proteína, densidade, crioscopia, acidez, as médias obtidas foram 4,16% (DP±0,770); 8,58% (DP±0,090); 4,71% (DP±0,596); 0,73% (DP±0,143); 3,33% (DP±0,054); 1,0294 (DP±0,003); -0,5240C (DP±0,065) e 15,50D (DP±1,118), respectivamente, e estão dentro dos padrões legais. Verificou-se que as mulheres participam do processo de fabricação, e são produzidas de 9 a 50 peças/dia de queijo. Em 60% das propriedades essa produção constitui a única fonte de renda familiar. A produção variou entre o queijo “comum” e o “florido” e 100% utilizam apenas o “pingo” da propriedade.
Conclusão
Os resultados mostram que as boas práticas estão sendo aplicadas, gerando menores problemas com a qualidade dentro do sistema produtivo. Esses resultados reforçam que, a produção de queijo artesanal na microrregião da Canastra soma aspectos culturais, sociais e econômicos, sendo marcante a presença da agricultura familiar e seu envolvimento na geração do produto. Conclui-se que os produtores reconhecem a relevância da qualidade do leite destinado à produção de queijo. Demonstrando que os esforços no treinamento voltados a ordenha e processamento higiênicos desses produtores, melhoraram a qualidade do leite destinado à produção de queijos da microrregião da Canastra.
Área
Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos
Autores
SONIA DE OLIVEIRA DUQUE PACIULLI, Alessandra Regina Vital, Eduarda Teixeira Machado, Maria Eduarda Silva, Roberta Montenegro Simões, Sabrina Ludmila da Costa, Rafaela Pereira Assunção, Gaby Patrícia Terán-Ortiz, Ariane Flávia do Nascimento, Alberto Schwaiger Paciulli