Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA CASCA IN NATURA E LIOFILIZADA DA PITAYA VERMELHA (Hylocereus polyrhizus)

Introdução

A pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus), conhecida como fruta do dragão, pertence à família Cactaceae e está em ascensão comercial devido à suas características nutricionais e sensoriais. Com o aumento da sua utilização, cresce também a geração de subprodutos, que representam aproximadamente 30% da fruta. Considerando que esse subproduto pode ser aproveitado para alimentação humana, objetivou-se realizar a caracterização físico-química da casca da pitaya vermelha in natura (IN) e liofilizada (LI).

Material e Métodos

Os frutos foram cuidadosamente selecionados de um único produtor, higienizados e despolpados, sendo uma parte da casca armazenada sob refrigeração(4 ºC) e outra submetida ao processo de liofilização. As amostras foram submetidas às análises de umidade, cinzas, pH, acidez total titulável, % SST(sólidos solúveis totais), vitamina C, açúcares redutores, não redutores e totais, e cor(luminosidade – L*, cromaticidade – a* e cromaticidade – b*).

Resultados e Discussão

A amostra IN apresentou 92,6% de umidade e 2,0% de cinzas, pH de 4,35, 0,13 mg/100g de ácido cítrico, 4,9% de SST e 26,4 mg/100g de vitamina C. Nas análises de açúcares redutores, não redutores e totais foram obtidos valores de 0,18, 0,09 e 0,27g/100g, respectivamente. Com relação à cor, os valores médios obtidos foram de 24,3 para L*, 8,8 para a* e 10,8 para b*. Em contrapartida, a amostra LI apresentou 16,7% de umidade e 20,0% de cinzas, pH de 4,45, acidez de 2,03 mg/100g de ácido cítrico, 44,7% de SST e 84,27mg/100g de vitamina C. Os teores de açúcares redutores, não redutores e totais foram 5,49, 2,03 e 8,11g/100g, respectivamente. Os parâmetros de cor apresentaram valores de 30,7 para L*, 24,2 para a* e 17,3 para b*, indicando que a amostra LI é clara(L*), mais vermelha(a*) e mais amarela(b*).

Conclusão

Os valores médios das duas amostras foram comparados pelo teste t de student e verificou-se que todos os parâmetros apresentaram diferença significativa(p>0,05), com exceção do pH. Tais resultados são justificados pelo uso da liofilização, que contribuiu para a concentração dos componentes na amostra LI, possibilitando o aproveitamento da casca da pitaya vermelha como fonte de nutrientes para a inserção desse material em formulações de novos produtos.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

JOSE HIGOR SIQUEIRA RODRIGUES, Denis Apolinario dos SANTOS, Sheila Sherezaide Rocha GONDIM, CAMILA SAMPAIO MANGOLIM, Amanda Marília da Silva SANT’ANA, JOSSANA PEREIRA D GUEDES