Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO SALINA NA EXTRAÇÃO DE ENZIMAS DO MALTE

Introdução

A extração salina de proteínas e/ou enzimas de origem vegetal é uma técnica largamente empregada visto a solubilidade dessas biomoléculas em meio salino. O aumento da força iônica da solução extratora pela adição da solução de NaCl (m.v-1) pode provocar efeitos positivos na extração de enzimas. Ao investigar as diversas fontes enzimáticas amiláceas de origem vegetal, pode-se encontrar as provenientes do malte. Portanto, objetivo do estudo foi analisar a interferência da concentração salina na extração de enzimas.

Material e Métodos

As enzimas foram extraídas em diferentes concentrações de NaCl (0,5 e 0,9) % (m.v-1) e quantificado o teor de proteínas pelo método de Bradford a 695 nm. Além disso, foi determinada a atividade enzimática (AE) pelo método DNS para ambos extratos. Com isso, foi possível obter 2,011 ± 0,001 mg.mL-1 e 1,303 ± 0,003 mg.mL-1 de proteína quantificada nos extratos contendo (0,5 e 0,9) % de sal, respectivamente. Já a atividade enzimática foi de 11,462 ± 0,115 U.mL-1 e 7,152 ± 0,560 U.mL-1 para o extrato contendo 0,5 % e 0,9 % de NaCl.

Resultados e Discussão

O efeito salting-in foi identificado no extrato contendo 0,5 % (m.v-1) de sal, uma vez que, este efeito é resultado da redução da força iônica na solução aquosa e consequente redução da interação enzima-enzima, provocando a solubilidade da mesma no meio aquoso. Já no extrato com 0,9 % (m.v-1) de concentração salina podendo ter ocorrido um efeito contrário, salting-out, pois o valor médio encontrado para quantificação proteica foi menor quando comparado com os resultados de 0,5 % (m.v-1) de concentração salina. Expressando que a elevada concentração de NaCl no meio aquoso pode promover a interação das moléculas de água com o sal dissociado, não havendo a possibilidade de interação do sal dissociado com as amilases, que por sua vez, reduziu a solubilidade da enzima no meio.

Conclusão

Por meio dos resultados obtidos pode-se indicar que menores concentrações de sal são mais eficientes para extração das enzimas provenientes do malte, uma vez que a solubilidade da enzima está relacionada com a força iônica e a concentração do sal utilizado.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

DEBORA LEMOS DA SILVA, Márjorie Castro Pinto Porfirio, Ivonea Soares do Nascimento Nascimento, Jennifer Renata Brasil Santos, Izabella Carvalho Batista Muniz, Jonathan Barbosa Santos, Emilly Beatriz Braz Paixão, Israel Teixeira Neto, Gustavo Lopes Gomes Silva, Rafael Costa Ilhéu Fontan