Dados do Trabalho


Título

OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE CAFEÍNA POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA: AVALIAÇÃO DE CAFÉS E CHÁS EM CÁPSULAS COMERCIAIS

Introdução

A cafeína é uma substância que está presente nas bebidas mais consumidas no mundo, como chás e cafés. Este composto tem efeito estimulante associado a liberação de adrenalina, que estimula o sistema nervoso. O consumo de cafés e chás em capsula extraídos em máquinas expresso têm crescido, com diversas empresas investindo nesse segmento.

Material e Métodos

O objetivo do presente trabalho foi validar um método rápido para determinação da cafeína por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), com detecção em DAD, e aplicá-lo na caracterização de amostras comerciais de cafés e chás em cápsula, extraídos em cafeteira expresso (Nespresso, Nestlé, Suiça). Foram analisadas 10 amostras de cafés e 14 amostras de chás, em cromatógrafo AGILENT (modelo 1260 Infinity LC, Agilent Technologies, USA). A coluna utilizada foi a Zorbax Eclipse Plus RP-C18 (100 x 4,6mm, 3,5 µm). O gradiente de separação foi de 0-5,0 min: 35% B; 5,0-5,1 min: 45% B; 5,1-7,2 min: 80% B; 7,2 min: 35% B, a 35 ºC em fluxo 0,6 mL/min, onde o solvente A foi H3PO4 0,52% v/v. O solvente B uma solução de metanol acidificado com 0,52% de ácido fosfórico.

Resultados e Discussão

Os parâmetros da validação demonstraram que o presente método possui linearidade (R2 = 0,9998), precisão (CV 0,51-1,59%), recuperação (98,2-98,6%), especificidade (pureza espectral > 990), limite de detecção (0,39 mg/L) e quantificação (1,71 mg/L) adequados ao fim proposto, numa corrida de 10 minutos total. O presente método permitiu quantificar adequadamente cafeína nas amostras estudadas, que apresentaram valores entre 8,8 e 1523,9 mg/L nos cafés, e 1,61 a 221,2 mg/L nos chás. De três marcas de cafés descafeinados, uma apresentou valores de 340 mg/L. Os chás que apresentaram os maiores valores de cafeína foram a base de chá verde e chá mate.

Conclusão

Com base nos resultados obtidos, o método de determinação rápida de cafeína demonstra ser adequado para uso em pesquisas sobre essa substância em bebidas como cafés e chás.

Área

Validação de métodos para análise de alimentos

Instituições

Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Pernambuco - Brasil, Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

MARCOS DOS SANTOS LIMA, ANA BEATRIZ MARTINS DA SILVA, Maria Carla Cândido da Silva, Ana Júlia Araújo Brito Carvalho