Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE SHAKES PARA IDOSOS COM ADIÇÃO DE BIOMASSA DE Spirulina maxima E FARINHA DE CAROÇO DE AÇAÍ

Introdução

No ano de 2019, segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas na faixa etária dos 60 anos ou mais atingiu 1,0 bilhão. As projeções indicam que esse número alcançará 1,4 bilhões até 2030 e 2,1 bilhões até 2050, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. O envelhecimento acarreta mudanças, incluindo carências nutricionais, perda de massa muscular e o aparecimento de doenças crônicas. A inclusão de compostos bioativos na dieta como compostos fenólicos, pigmentos, vitaminas e fibras auxiliam para a proteção da saúde do idoso. A biomassa de Spirulina tem sido empregada no enriquecimento de alimentos, devido ao seu elevado teor de proteínas (~60%) e ácidos fenólicos. O caroço de açaí, um resíduo agroindustrial, apresenta em sua composição compostos fenólicos e elevado teor de fibras (~75%), principalmente insolúveis. Desta forma, essas matérias-primas se apresentam como fontes promissoras, não só de nutrientes, como também de compostos bioativos para o enriquecimento de alimentos destinados à idosos. Diante do exposto, o trabalho teve por objetivo avaliar a atividade antioxidante de shakes para idosos enriquecidos com biomassa de Spirulina maxima e farinha de caroço de açaí.

Material e Métodos

Os shakes com adição de 1% de biomassa de Spirulina e 4%, 5% e 6% de farinha de caroço de açaí e a formulação controle (1% de Spirulina + 5% de farinha de aveia), foram avaliados quanto a atividade antioxidante por meio dos métodos de captura dos radicais DPPH e ABTS.

Resultados e Discussão

Os shakes com adição de 1% de Spirulina e 4%, 5% e 6% de farinha de caroço de açaí apresentaram em média 87,4% de inibição para o radical DPPH e 99,3% para o radical ABTS, apresentando diferença significativa (p<0,05) em comparação à formulação controle (69,5% - DPPH e 32,6% - ABTS).

Conclusão

A adição de farinha de caroço de açaí resultou em média no aumento de 1,26 e 3,04 vezes para capacidade de inibição dos radicais DPPH e ABTS, respectivamente, em comparação à formulação controle. Portanto, a adição de biomassa de Spirulina maxima associada a farinha de caroço de açaí conferiram aos alimentos elevada atividade antioxidante, característica importante para a manutenção da saúde dos idosos.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Autores

CAROLINI BRAVO TRINDADE BORDULIS, LUIZA MORAES, JORGE ALBERTO VIEIRA COSTA, MICHELE GREQUE MORAIS