Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DE PROCESSAMENTO DA BATATA-DOCE (IPOMOEA BATATAS (L.) LAM.) PARA APLICAÇÕES ALIMENTÍCIAS

Introdução

A batata-doce (Ipomoea Batatas (L.) LAM.) é uma hortaliça tuberosa de grande importância econômica e nutricional, especialmente em regiões tropicais. A batata-doce possui diversas aplicações e é conhecida por sua versatilidade. Além disso, é uma excelente fonte de nutrientes, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. No entanto, a agroindústria gera uma quantidade considerável de resíduos desse alimento, principalmente raízes que não seguem o padrão de mercado. Esses resíduos contribuem para o acúmulo de lixo orgânico, o que pode resultar em problemas ambientais e econômicos.

Material e Métodos

Este estudo teve como objetivo caracterizar o resíduo de batata-doce para utilização na indústria de alimentos. Foram realizadas análises de teores de açúcares (redutores e solúveis totais), amido, sólidos solúveis, pH, acidez, umidade, cinzas, proteínas, lipídeos, fibras, carboidratos disponíveis e valor energético.

Resultados e Discussão

A análise da matéria-prima (batata-doce) revelou uma faixa de pH ligeiramente ácido (6,19). Os teores de açúcares redutores e solúveis totais mostraram-se comparáveis entre si, sinalizando que a maior parte dos açúcares quantificados era da variedade solúveis total (AR:20,48g glicose.100g-1; AST:54,4g glicose.100g-1), destacando resultados de amidos (28%), proteínas (1,56g 100g-1) e fibras (3,01g 100g-1). O valor energético foi de 99,73 kcal.100g-1.

Conclusão

O resíduo da batata pode ser utilizado na produção de alimentos, melhorando as características nutricionais pelo alto valor de fibras, considerando as recomendações atuais de consumo de fibras, é plausível concluir que o resíduo da batata-doce, quando inserido na dieta, poderia suprir a necessidade diária de fibras para adultos. Esse trabalho não apenas aponta para o aproveitamento mais eficiente dos resíduos de alimentos, como também demonstra um caminho promissor para a produção de alimentos que atendam as demandas nutricionais da população.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

GANEP - São Paulo - Brasil, Universidade do Oeste Paulista - São Paulo - Brasil, USP - São Paulo - Brasil

Autores

NATHALIA LOPES DOS SANTOS, Gabriel Batezati Rabelo Valério, Stephany Gonçalves Duarte, Sérgio M Costa, Alba R. A Arana, Maíra R Uliana