Dados do Trabalho


Título

FILMES DE GELATINA INCORPORADOS DE EXTRATO ANTOCIÂNICO DA UVA BRS CARMEM

Introdução

Compostos bioativos incorporados em embalagens podem servir para monitorar a qualidade e frescor do produto. Assim, o objetivo deste estudo foi produzir e avaliar filmes com antocianinas da casca da uva BRS Carmem.

Material e Métodos

O extrato aplicado nos filmes foi realizado através de 0,5 g de casca da uva BRS Carmem liofilizada, adicionado de 90 mL de solução de Ácido Cítrico 2%, sob agitação em banho-maria por 5 minutos a 64 ºC. Foram produzidos filmes de gelatina incorporados de extrato da casca da uva BRS Carmem, em três tratamentos: tratamento controle (0% de extrato), tratamento 1 (20% de extrato) e tratamento 2 (30% de extrato), através da técnica de Casting. Os filmes foram avaliados quanto a suas propriedades mecânicas, espessura, umidade e solubilidade.

Resultados e Discussão

Em relação a análise de propriedades mecânicas, os resultados de resistência a tração foram para controle (2,23 MPa), tratamento 1 (2,25 MPa) e tratamento 2 (3,73 MPa). Para elongação, os resultados foram controle (0,005%), tratamento 1 (0,061%) e tratamento 2 (0,057%). A espessura dos filmes controle foi de 0,409 mm, tratamento 1 de 0,216 mm e para o tratamento 2 de 0,207 mm. O teor de umidade e solubilidade dos filmes controle, tratamento 1 e tratamento 2 foram de 15,81% e 0,55%, 15,47% e 0,21% e 14,97% e 0,18%, respectivamente.

Conclusão

O tratamento 1 não diferiu dos demais tratamentos em relação à resistência à tração, apenas o tratamento 2 mostrou resultado superior ao controle. Sendo que os tratamentos contendo extrato foram superiores quando comparados ao controle, tendo melhores aspectos para uma embalagem, visto que, esses atributos são importantes para determinar a resistência de uma embalagem. Na literatura o valor descrito como ideal de espessura para um filme é de 0,250 mm. As análises desenvolvidas neste estudo, mostram se o filme é resistente e adequado para aplicação em produtos alimentícios, mantendo o produto protegido e fresco por mais tempo. Os resultados obtidos sugerem viabilidade tecnológica na produção de filmes bioativos, incorporados de antocianinas da casca da uva BRS Carmem, como alternativa para filmes convencionais utilizados para preservar a qualidade dos alimentos durante o armazenamento.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

LAURA DE VASCONCELOS COSTA, Glória Caroline Paz Gonçalves, Taila Nicole Mesquita Peres, Thaís Regina Rodrigues Vieira, Leonardo Nora