Dados do Trabalho
Título
FILMES DE GELATINA INCORPORADOS DE EXTRATO BIOATIVO DE CLITORIA TERNATEA
Introdução
Questões relacionadas a preservação ambiental tem gerado demandas como a diminuição do uso de polímeros sintéticos na indústria de alimentos. Diante disso, surge como alternativa a utilização de polímeros biodegradáveis para embalagens alimentícias, afim de garantir características similares de uma convencional, porém degradando-se em menos tempo e não afetando negativamente o meio ambiente.
Material e Métodos
Objetivou-se neste estudo a produção de filmes utilizando como material polimérico gelatina incorporada de extrato bioativo proveniente das flores da Clitoria ternatea. Os filmes foram avaliados quanto a suas propriedades mecânicas, espessura, umidade e solubilidade. Para o preparo dos filmes pela técnica de casting, foi pesado 3g de gelatina incolor, 1,5 mL de glicerol e 100 mL de água destilada. A solução polimérica foi aquecida até 90º C por 30 min. Logo foi resfriada até 40º C e adicionado o extrato bioativo, em seguida foi realizado o plaqueamento e a secagem em estufa a 35º C por 18h.
Resultados e Discussão
A análise de propriedades mecânicas do filme controle contendo apenas gelatina foi inferior em relação a resistência a tração e a elongação (1,17 ± 0,91 Mpa e 0,007% ± 0,003, respectivamente). Já em relação ao filme contendo o 20% extrato da Clitoria ternatea foi de 2,34 ± 0,25 Mpa, para resistência a tração e de 0,244% ± 0,055 para elongação, significativos atributos para elaboração de uma embalagem que apresente resistência. A espessura do filme controle foi de 0,409 ± 0,13 mm e do filme contendo 20% de extrato da Clitoria ternatea foi de 0,217 ± 0,023 mm.
Conclusão
O teor de umidade e de solubilidade dos filmes controle e contendo 20% de bioativo foram de 15,81% ± 2,13 e 0,56%, e de 17,46% ± 0,70 e 5,49% respectivamente, fato este pode ser atribuído ao tipo de material polimérico utilizado e a quantidade de compostos bioativos contidos no extrato. A produção dos filmes biodegradáveis utilizando gelatina e incorporados de compostos antociânicos das flores da Clitoria ternatea, pode ser uma alternativa para embalagens de alimentos, pois os filmes apresentam resistência mecânica moderada e baixa solubilidade em água tornando possível a utilização desse material no interior de embalagens e em contato com alimentos.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Autores
GLORIA CAROLINE PAZ GONÇALVES, LAURA DE VASCONCELOS COSTA, TAILA NICOLE MESQUITA PERES, THAÍS REGINA RODRIGUES VIEIRA, ELIEZER AVILA GANDRA