Dados do Trabalho


Título

PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DA KOMBUCHA DE HIBISCO E SUCO DE ACEROLA

Introdução

A kombucha é uma bebida agridoce fermentada de origem asiática, que vem inovando o mercado de bebidas funcionais devido aos seus supostos benefícios para a saúde, que incluem múltiplas propriedades funcionais. A sua obtenção consiste na adição de um biofilme celulósico, constituído por bactérias e levedura, ao chá base adoçado. Esta bebida é composta por alguns probióticos, como bactérias acéticas, por polifenóies presentes no chá, açúcares, ácidos orgânicos, etanol, vitaminas hidrossolúveis e uma variedade de micronutrientes produzidos durante a fermentação. O índice de ácido ascórbico da acerola chega a ser superior ao da laranja e da goiaba, frutas tidas como as de mais alto conteúdo de vitamina C. A kombucha pode ser saborizada com ingredientes como frutas ou suco, trazendo um novo sabor para a bebida e agregando valores nutricionais. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi elaborar e avaliar as características sensoriais da kombucha de hibisco saborizada com suco de acerola.

Material e Métodos

Foi utilizado planejamento fatorial 22+3PC variando o tempo de maturação (48, 96 e 144 horas) da bebida e a concentração do suco (30, 40 e 50%) e como variável resposta a análise sensorial da bebida. As formulações foram analisadas sensorialmente através do teste de aceitação avaliando os parâmetros aparência, aroma, sabor, doçura e a intenção de compra. Os dados da análise sensorial da bebida foram analisados segundo a metodologia de superfície de resposta utilizando o programa Statistica.

Resultados e Discussão

De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o tempo de maturação e a concentração de suco de acerola tiveram efeito significativo apenas nas variáveis aparência e aroma. A análise de intenção de compra mostrou que quanto maior o tempo de maturação e maior a concentração do suco, maior o índice de rejeição da bebida

Conclusão

Concluiu-se que para adquirir uma bebida tipo kombucha com boa qualidade sensorial, o tempo de maturação necessário deve ser entre 48 - 96 horas, e para sua saborização a concentração suco deve ser de 30% a 40%. A determinação da aceitação e/ou preferência do produto se torna indispensável para o aperfeiçoamento do processo de fabricação da kombucha.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

UFCG - Paraíba - Brasil

Autores

MERCIA MELO DE ALMEIDA MOTA, YASMIM MARIA AZEVEDO SANTOS, JOSÉ LÁZARO DA SILVA FERNANDES, LAIO FELIPE RANGEL DA COSTA ALVES, SINTHYA KELLY QUEIROZ MORAIS, KASSANDRA HIANDRA FELIPE, DEYZI SANTOS GOUVEIA, ANA PAULA TRINDADE ROCHA, NEWTON CARLOS SANTOS, REBECA DE LIMA DANTAS