Dados do Trabalho


Título

KOMBUCHA DE CHÁ VERDE APRESENTA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIMALÁRICA IN VITRO

Introdução

O consumo de kombucha está aumentando em vários países devido aos benefícios à saúde atribuídos a ela, como redução do colesterol, combate ao estresse oxidativo e atividade antidiabética. Ainda não há pesquisas avaliando algumas propriedades bioativas da kombucha de chá verde, como a atividade antimalárica.

Material e Métodos

Para preencher essa lacuna, produzimos kombucha usando chá verde cultivado em Registro (SP) e caracterizamos seu perfil de compostos fenólicos usando ULPC-MSE. Testamos a atividade antimalárica da kombucha contra duas cepas de Plasmodium falciparum: 3D7 (sensível à cloroquina) e W2 (resistente à cloroquina). Usamos o ensaio DCFH-DA para quantificar as espécies reativas de oxigênio (ERO) em células endoteliais da veia umbilical humana (HUVEC) e células de carcinoma de cólon humano (HCT8), com produção de ERO induzida por H2O2.

Resultados e Discussão

A kombucha de chá verde apresentou 92 compostos fenólicos, sendo mais de 70% deles flavonoides. A kombucha demonstrou atividade antimalárica contra ambas as cepas (3D7 e W2), sendo mais eficaz contra a 3D7, com IC50 de 4,2 mg GAE/mL, indicando uma inibição de 50% na viabilidade celular do Plasmodium. Essa excelente resposta está relacionada aos flavonoides que são capazes de inibir a biossíntese de ácidos graxos essenciais à viabilidade celular do Plasmodium e manutenção da sua membrana celular. Além disso, as células HUVEC e HCT8 tratadas com kombucha em concentrações entre 10 e 100 µg GAE/mL mostraram um efeito protetor contra a geração de ERO intracelular. Em algumas condições, os valores foram ainda menores do que as células do controle negativo, indicando que a kombucha pode inibir a formação de ERO.

Conclusão

Nossos resultados sugerem que a kombucha é eficaz na promoção da saúde celular in vitro, e estudos adicionais com modelos animais e humanos serão importantes para validar essas atividades biológicas por ora testadas.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

UDIELLE VERMELHO LACERDA, CAROLINA VARGAS PEREIRA DA COSTA, Rodrigo Rezende Cardoso, Carolina Thomaz dos Santos D'almeida, Mariana Simões Larraz Ferreira, Luciana Azevedo, Monique Renon Eller, Frederico Augusto Ribeiro de Barros