Dados do Trabalho


Título

BIOESTIMULANTES POTENCIALIZAM O TEOR DE ANTOCIANINAS TOTAIS EM MORANGOS

Introdução

A produção de morangos (Fragaria X ananassa Duch.) de forma sustentável e com melhor valor nutricional é uma resposta à demanda de consumidores, que buscam por alimentos saudáveis e com menores impactos ao meio ambiente. Os bioestimulantes são ferramentas capazes de incrementar as características produtivas e qualitativas de culturas agrícolas, com baixo impacto ambiental. Assim, o objetivo da pesquisa foi investigar se fungos micorrízicos arbusculares (FMA), Ascophyllum nodosum (AN), Trichoderma harzianum (TH) e suas combinações interferem no teor de antocianinas totais em frutos de morangueiro, cultivar San Andreas.

Material e Métodos

O trabalho foi desenvolvido no Setor de Horticultura da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, Rio Grande do Sul (RS), Brasil, de junho de 2023 a janeiro de 2024. Os oito tratamentos testados foram a ausência e a presença de bioestimulantes (FMA, AN, TH, FMA + AN, FMA + TH, AN + TH e FMA + AN + TH), dispostos no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade de erro. Avaliou-se o teor de antocianinas totais em espectrofotômetro.

Resultados e Discussão

Houve efeito dos bioestimulantes em relação ao conteúdo de antocianinas totais. Apesar de todos os tratamentos com bioestimulantes terem desempenho superiores à testemunha (1,37 mg EP/100 g FF), frutos com maiores teores de antocianinas foram produzidos por plantas cultivadas com AN (3,10 mg EP/100 g FF).

Conclusão

Acredita-se que a atuação dos bioestimulantes quanto à ativação do metabolismo secundário das plantas pode ter desencadeado na produção de compostos bioativos, representados pelas antocianinas. Conclui-se que o uso de bioestimulantes no cultivo de morangueiro em substrato aumenta os teores totais de antocianinas em frutos, com destaque para A. nodosum.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LETICIA EDUARDA BENDER, ARTHUR PEGORARO KLEIN, FABIOLA STOCKMANS DE NARDI, LUCIANE MARIA COLLA, JOSÉ LUÍS TREVIZAN CHIOMENTO