Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÕES DE CONSUMIDORES FRENTE A DIFERENTES ROTULAGENS NUTRICIONAIS FRONTAIS EM ALIMENTO COM ALTO TEOR DE AÇÚCARES ADICIONADOS

Introdução

A população mundial consome altos teores de açúcares, gordura saturada e sódio, acarretando no aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, que estão entre as principais causas de mortes no mundo. Um dos motivos para este alto consumo é a dificuldade que os consumidores enfrentam para identificar os produtos com altos teores desses constituintes nas gôndolas dos supermercados. A forma tradicional de fornecer informações nutricionais é de difícil compreensão pela população. Neste contexto, tem sido implementado em diversos países, inclusive no Brasil, as rotulagens nutricionais frontais (RNF), com intuito de fornecer as principais informações nutricionais de forma simples e didática. Objetivou-se investigar de qual forma a presença de RNF influencia a intenção de compra, as percepções e as escolhas de consumidores por produto existente no mercado brasileiro, com alto teor de açúcares adicionados.

Material e Métodos

O produto selecionado para o estudo foi o biscoito integral sabor cacau e cereais. Utilizando a imagem da embalagem tradicional do produto foram elaboradas cinco imagens, alterando apenas as rotulagens nutricionais (apenas tabela nutricional, lupa alertando alto teor, semáforo alertando alto teor, semáforo alertando médio teor e alegação nutricional “30% menos açúcares”). Por meio de questionário online, investigou-se o efeito da presença dessas diferentes RNF na intenção de compra, percepções (Rate-All-That-Apply) e escolhas dos consumidores do produto.

Resultados e Discussão

A presença da RNF de lupa, alertando sobre o alto teor de açúcares adicionados, reduz a intenção de compra e a percepção de saudabilidade dos consumidores pelo produto. Além disso, reduziu a aplicabilidade de termos positivos, como “parece ter ótimo sabor”, “gostei”, “produto saudável”, “desejo”, “bem-estar”, “felicidade”, “curiosidade”, “prazer” e “dá vontade de comer”; e aumentou a aplicabilidade de termos negativos, como “produto calórico”, “produto prejudicial à saúde” e “preocupação”. A utilização de RNF permitiu que os consumidores identificassem mais facilmente o produto menos saudável e fizessem escolhas mais saudáveis. Quando comparado ao de semáforo, o modelo de lupa foi mais eficaz ao informar ao consumidor qual o produto menos saudável.

Conclusão

Portanto, os resultados demonstram que a implementação de RNF, principalmente o modelo de lupa implementado no Brasil, tende a atingir os objetivos pretendidos.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

TARCISIO LIMA FILHO, Lara Lima Cornejo, Lívia Maria dos Santos Supeleto, Suzana Maria Della Lucia