Dados do Trabalho


Título

Screening de corantes naturais sensíveis a mudança de pH para uso em embalagens inteligentes

Introdução

Pigmentos naturais como antocianinas e curcumina variam de cor conforme o pH, e por isso esses corantes são promissores para o desenvolvimento de embalagens inteligentes. No entanto, a faixa de pH entre 4-7 é a mais difícil de ser monitorada. Assim, objetivou-se desenvolver corantes naturais capazes de detectar mudanças de pH por meio de alterações de cor para uso em embalagens inteligentes.

Material e Métodos

Amostras frescas de repolho roxo, amora preta, morango e açafrão da terra desidratado foram utilizadas para a produção dos corantes naturais. O repolho roxo foi empregado como base, e a amora preta, o morango e o açafrão para realçar as cores. Os corantes foram extraídos com etanol acidificado (pH 1) e a sensibilidade à variação de pH (1-10) foi avaliada visualmente e em espectrômetro UV-Vis.

Resultados e Discussão

O corante de repolho roxo revelou variação de cor conforme o pH: rosa em meio ácido, transparente na faixa de pH 5-7, azul em meio básico e em pH 10, adquiriu coloração verde. O corante contendo açafrão exibiu coloração laranja em meio ácido, amarela entre pH 4-7 e vermelho em meio básico, sendo a cor do açafrão a predominante. O morango não alterou a cor do corante e a amora preta resultou em coloração rosa mais claro em pH 4, levemente roxo na faixa de pH 5-7 e cinza em meio básico. A mistura de amora preta e repolho roxo resultou num corante com coloração mais intensa na faixa de interesse, porém sem possibilidade de diferenciar a variação dos pH 5, 6 e 7. A absorbância máxima foi em 520 nm, sob condições ácidas. À medida que o pH aumentou de 1 para 6 a absorbância máxima diminuiu pela ausência de cor dos pigmentos nos pHs de 5-7. O aumento do pH de 7 para 10 mudou a absorção máxima para 610 nm.

Conclusão

A mudança de cor foi confirmada por espectroscopia UV-vis, porém a sua observação a olho nu foi dificultada entre os pHs 4-7. Mesmo com a mistura dos diferentes pigmentos naturais, não foi possível obter uma cor visível satisfatória na faixa de pH de interesse.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

RAFAELA SUZANA MARTINS, Taiane Refiski Do Amarante , Vania Zanella Pinto , Yasmine Miguel Serafini Micheletto