Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES POLIMÉRICOS DE SORO DE LEITE E AMIDO DE MILHO COM INCORPORAÇÃO DE EXTRATO DE FOLHAS DE BRÓCOLIS

Introdução

Os brócolis são ricos em compostos bioativos, como vitaminas e flavonoides, principalmente encontrados em suas folhas, o que pode ser explorado na indústria de alimentos. Neste estudo, avalia-se a adição de extrato aquoso de folhas de brócolis em filmes feitos de soro de leite (WPC 80), amido de milho e glicerol.

Material e Métodos

Os brócolis foram secos em estufa a 40°C por 96 horas, macerados, peneirados e um extrato a 5% foi preparado e aquecido a 60°C por 30 minutos. Este extrato foi adicionado em diferentes concentrações (0%, 2,5%, 5% e 7,5%) a uma solução filmogênica já preparada. Essa solução era composta por amido (3,5%), WPC 80 (1,5%) e glicerol (3%), aquecida a 80°C por 10 minutos. A nova mistura resultante foi agitada a 130 rpm a 60°C por 10 minutos, depois resfriada e colocada em placas de Petri para secar a 40°C por 48 horas. Os filmes foram expostos a um ambiente de umidade controlada a 59% e avaliados quanto à solubilidade em água, permeabilidade ao vapor de água, espessura, resistência à tração, alongamento e aparência global. Exibiram uniformidade e consistência, sem rachaduras ou áreas frágeis, o que sugere uma distribuição equilibrada das interações moleculares.

Resultados e Discussão

A inclusão do extrato de brócolis não teve um impacto significativo (Teste de Tukey a 95% de confiança) nas propriedades de resistência à tração (0,27 MPa), solubilidade em água (95,61%) e permeabilidade ao vapor de água (28,81 g.mm/d.m². kPa).

Conclusão

No entanto, a espessura dos filmes aumentou de 0,11 mm na amostra de controle para 0,15 mm com 5% de brócolis, seguida de diminuição em 7,5% (0,11 mm), revelando interações complexas entre os componentes da matriz polimérica e os compostos do brócolis. Quanto aos compostos fenólicos e à atividade antioxidante, o aumento estava diretamente ligado ao aumento da concentração de brócolis, passando de 45,88 mg EAG/L-1 (0%) para 72,70 mg EAG/L-1 (7,5%) e de 245,85 Trolox/g (0%) para 1863,74 Trolox/g (7,5%), respectivamente. Estes resultados demonstram a eficaz incorporação de compostos bioativos do brócolis nos filmes, sugerindo potencial para serem usados em embalagens de alimentos, onde antioxidantes podem prolongar a vida útil dos produtos.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

MARIELI ROSSETO, CÉSAR VINICIUS TONICIOLLI RIGUETO, JULIANA FERREIRA MENEZES, DANIELA DAL CASTEL KREIN, ALINE DETTMER, NEILA SILVIA PEREIRA DOS SANTOS RICHARDS