Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL LIPÍDICO DE ÓLEO DE JACARÉ-AÇU (Melanosuchus niger) DA REGIÃO AMAZÔNICA

Introdução

Óleos de origem animal vêm sendo estudados para possível uso nas áreas médicas, nutricionais e farmacêuticas. Estes óleos são obtidos de peixes, aves anfíbios e répteis, dentre estes últimos, os crocodilianos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o perfil lipídico do óleo de jacaré-açu (Melanosuchus niger) da Região Amazônica e seu potencial uso nas áreas mencionadas anteriormente.

Material e Métodos

O óleo foi adquirido comercialmente em rede de varejo, proveniente de área de manejo, e foi analisado por meio de cromatografia gasosa, em triplicata.

Resultados e Discussão

O óleo apresentou cerca de 42% de ácidos graxos saturados, 49% de ácidos insaturados, e 9% de ácidos poli-insaturados. Destes, os em maiores concentrações foram os ácidos oleico, palmítico e esteárico.

Conclusão

Ácidos graxos insaturados, como o oleico, são apontados redutores em questão de riscos de doenças cardiovasculares e pressão sanguínea, além de apresentarem ação contra inflamações, principalmente os ômegas 3 e 6, ácidos graxos poli-insaturados. Ácidos graxos ômega 3 e 6 são considerados de grande influência nos processos inflamatórios, onde é necessário se manter um equilíbrio entre eles. O fato de quase 10% do óleo ser composto por estes ácidos indica possível influência em processos inflamatórios. Isso é reforçado ainda pelo fato de óleo de crocodilos do Nilo, por exemplo, serem usados na medicina tradicional asiática para tratamento de queimaduras e inflamações. Outro ponto a se avaliar é a possível ação antibiótica deste óleo. Ácidos graxos como o oleico e esteárico são conhecidos por apresentarem ação antifúngica e antibacteriana, e no óleo estudado, eles compõem uma grande parte do perfil lipídico, apontando que pode haver possível uso do óleo de jacaré frente a infecções. Quanto ao aspecto nutricional, o índice de ácidos graxos poli-insaturados é alto se comparado aos produtos mais convencionais. Foram observados cerca de 3,81% de ômega 3, enquanto em frango os índices são de cerca de 1,18%, mais de 3 vezes menores. Analisando todos estes aspectos, o óleo de jacaré possui grande potencial em diversas áreas. Desta forma, estudos individuais para avaliar o potencial uso deste óleo são necessários, visto os possíveis usos deste em várias áreas, da saúde à nutricional.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

SAMIR DE CARVALHO BUZAGLO PINTO, ARIANE MENDONÇA KLUCZKOVSKI, HANNA BARBOSA LEMOS, VANDERSON GABRIEL TORRES, TATIANE PEREIRA SOUZA