Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento e caracterização da farinha produzida com fruto nativo da Amazônia

Introdução

A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth, Palmae) é uma arvore nativa da Amazônia que apresenta frutos com formas ovais a arredondadas, epicarpo fibroso com tonalidades do verde ao vermelho, mesocarpo alaranjado, oleoso e com alto teor de úmidade, podendo ser utilizada na alimentação humana devido ao seu valor nutricional. Uma das alternativas para agregar valor ao fruto in natura é a produção de de farinha. Diante disso, o estudo teve por objetivo foi produzir uma farinha do fruto de pupunha e avaliar as características físico-químicas.

Material e Métodos

Os frutos de pupunheira foram obtidos município de Medicilândia PA, transportados em caixa de papelão até ao Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LATECA) da Universidade Federal do Tocantins. No laboaratorio, os frutos foram pré-seleção, higienizados e sanitizados. Após a sanitização, os frutos foram submetidos as etapas de: cozimento, por 30 minutos, desidratação, a 65ºC por 48 horas, tritutação em moinho de facas e armazenamento da farinha produzida em sacos metalizados. Para a caracterização da farinha, forão realizadas as seguintes análises: acidez titulável, carboidratos, cinzas, lipidios, pH, proteina e umidade. A análise estatística descritiva média e desvio padrão, foram realizadas com o programa SISVAR versão 5.6.

Resultados e Discussão

As triplicadas das análises físico-químicas, detectaram valores médios para Acidez (1,00 ± 0,01%), carboidratos totais (77,00%), cinzas (2,04 ± 0,58%), Lipidios (6,53 ± 0,55%), pH (6,31 ± 0,10%), proteinas (5,40 ± 0,46%) e umidade (3,49 ± 0,14%).

Conclusão

A farinha de pupunha apresentou baixo teor de acidez e umidade demostrando eficacia na produção, facilidade para o armazenamento e dificuldade de desenvolvimento de microorganismos deteriorante. O pH apresentou caráter levemente ácido. Baixo teor proteico pode contribuir com o valor nutricional do alimento a ser enriquecido. O percentual de lipidios na farinha, pode facilitar seu uso no desenvolvimento de novos produtos. Os percentuais de cinzas referem-se normalmente ao resíduo minerais inorgânico. Alto percentual de carboidratos e valor energetico. A farinha de pupunha produzida, podendo contribuir para a diversificação da oferta de produtos destinados ao público celíaco, além de agregação ao fruto nativo da região Amazônica.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

IFTO / CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS - Tocantins - Brasil

Autores

RONILSON MENDES CRUZ, DELMA PEREIRA DA SILVA, CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, NELSON PEREIRA CARVALHO, GIAN MARCOS DIAS ARAÚJO, VITÓRIA ALVES CAMPOS, SÉRGIO LUIS MELO VIROLI