Dados do Trabalho


Título

PROPRIEDADES TECNOLOGICAS DE GELATINA DE ESCAMA DE PESCADA AMARELA OBTIDA EM AUTO-CLAVE

Introdução

A espécie de peixe Cynoscion acoupa é conhecida popularmente como pescada amarela e tem ampla distribuição no litoral norte brasileiro. O estado do Pará é responsável por gerar mais 80% da produção nacional, consequentemente, também é responsável pela maior taxa de geração de resíduos sólidos resultantes do beneficiamento do pescado, que muitas vezes são descartados de forma irregular, ocasionando problemas ambientais e sociais para a comunidade local.

Material e Métodos

Foi adicionado 100 g de amostra em Erlenmeyer juntamente com a solução extratora de água acidificada (pH 2) com ácido cítrico (1M) na proporção 1/5 (p/v). O Erlenmeyer contendo amostra e solução foi colocado em autoclave. Inicialmente, o sistema foi aquecido durante o período dinâmico de 15 minutos até atingir a pressão (2 bar) e temperatura de 100 º C. A extração ocorreu por um período estático de 1 h com pressão do sistema de 2 bar. A gelatina filtrada foi seca em estufa de circulação de ar na temperatura de 60 ºC por 17 h.

Resultados e Discussão

O rendimento foi de 31,69±0,4% em apenas 1 hora de extração. Os resultados de força do gel 567±4,2 (bloom g), ponto de fusão 22,7±0,1 (ºC), capacidade emulsificante 64,5±1,1 (%) e capacidade de formação de espuma 1% - 250±4,7 / 2% - 270,4±2,7 e 3% - 318,8±4,8

Conclusão

O resultado de rendimento é superior aos de gelatinas obtidas por outras técnicas de extração que foram reportadas na literatura. Os resultados das propriedades tecnológicas são superiores e melhores aos encontrados na literatura para gelatinas de escama de Tilápia obtida por outros métodos de extração. A gelatina apresentou rendimento superior aos métodos tradicionais e suas propriedades analisadas demonstraram potencial para serem utilizadas nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticos. Além disso, o método em autoclave, devido ao seu alto rendimento e fácil manuseio pode ser utilizado em escala comercial, atendendo a realidade da região amazônica, pelas questões de custo e operação técnica.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

MAURICIO MADSON DOS SANTOS FREITAS, LÚCIA FÁTIMA HENRIQUES LOURENÇO