Dados do Trabalho
Título
Método de comentários livres como ferramenta para a identificação dos conhecimentos e aceitação dos produtos lácteos funcionais dos consumidores brasileiros
Introdução
O consumo regular de produtos lácteos funcionais pode oferecer diversos benefícios para a saúde dos consumidores, incluindo os efeitos anti-inflamatório, antioxidante, controle da glicemia e colesterolemia. Por esses motivos, e na tentativa de entender os conhecimentos dos consumidores brasileiros sobre esses produtos, assim como os fatores que diminuem o seu consumo o presente estudo utilizou o método de comentários livres e análise textual para avaliar suas percepções.
Material e Métodos
. Objetivos: Compreender as percepções dos consumidores brasileiros sobre produtos lácteos funcionais. Metodologia: Foi utilizado um questionário com o método de comentários livres com a seguinte instrução: “Por favor, descreva o seu entendimento sobre produtos lácteos funcionais”. O questionário foi disponibilizado através de e-mail e redes sociais para todas as regiões do Brasil. Os comentários livres formaram um corpus textual, que foi analisado pelo software IRAMUTEQ.
Resultados e Discussão
Ao total 1.045 voluntários de ambos os gêneros e todas as regiões do Brasil responderam ao questionário, e após a primeira filtragem, foram excluídas as respostas incompletas, resultando em 332 respostas completas que foram aproveitadas para a análise textual. Após a análise textual foram identificados 42 descritores, sendo as mais frequentes, Produto ( n = 224), Leite (n = 136), Saúde (n = 97), Benefício (n = 77), Derivado (n = 65) e Lácteo (n = 45).
Conclusão
O método de comentários livre é uma ótima ferramenta de se obter informações em questionários, utilizada por diversas áreas de conhecimento, como a sociologia e psicologia, pois é um método simples, onde não se faz necessário um treinamento prévio ao estudo, e os participantes utilizam apenas os seus conhecimentos para responder as questões. Sendo assim, foi possível associar de uma forma geral as percepções dos consumidores sobre os atributos sensoriais e funcionais atrelados aos produtos, assim como caracterizar o perfil dos consumidores e entender os principais motivadores para consumir ou não consumir um produto lácteo funcional. O método de comentários livres foi eficaz para entender os principais motivadores dos consumidores em relação aos produtos lácteos funcionais e a utilização da análise textual facilitou categorização e melhor entendimento dos dados obtidos, cumprindo com os objetivos do estudo.
Área
Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor
Instituições
ESALQ/USP - São Paulo - Brasil
Autores
CARLOS EDUARDO CARDOSO DE AGUIAR FREIRE, Iliani Patinho, Samuel Ferreira Gonçalves, Matheus Prudente Cançado, Erick Saldaña, Aline Silva Mello Cesar