Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DE ALEGAÇÕES NÃO PERMITIDAS NAS EMBALAGENS DE PÃES A BASE DE CEREAIS INTEGRAIS
Introdução
A regulação das estratégias de propaganda e publicidade desempenham um papel fundamental na proteção da saúde dos consumidores de práticas abusivas do mercado, proporcionando informações mais transparentes e de qualidade sobre os alimentos que estão sendo adquiridos. Atualmente no Brasil, porém, há uma desatualização dessa regulamentação que data de 2010. Além disso, a norma vigente não abrange aspectos relacionados à rotulagem de alimentos, o que pode abrir espaço para uma percepção errônea do consumidor sobre alegações de saudabilidade se não forem usadas corretamente. O presente estudo teve como objetivo analisar as alegações não permitidas presentes em rótulos de pães à base de cereais integrais.
Material e Métodos
Para isso foram selecionados 30 pães com a denominação “integral” comercializados no município do Rio de Janeiro, concentrados em 10 diferentes marcas de abrangência nacional. Foi utilizada a Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa n° 727/2022, que dispõe sobre a rotulagem dos alimentos embalados para essa análise.
Resultados e Discussão
Os resultados revelaram que 60% (n = 6) das marcas utilizam alegações em desacordo com a resolução vigente. Dos 30 rótulos, 73,34% (n = 22) apresentaram as seguintes alegações: “100% bem-estar" (n=1), “integral leve” (n=1), “premium” (n=2), “fit” (n=1), “100% pra você” (n=1), “100% integral” (n=1), “100% natural” (n=4), “puro grão” (n=1), “100% sabor” (n=1), "vida 100%+fibras" (n=2), "vida 100%+grãos" (n=1), “viva integralmente” (n=4) e “100% nutrição” (n=8). Destaca-se que 5 produtos apresentaram mais de uma alegação não permitida.
Conclusão
Considerando essas alegações, percebe-se que muitas vezes estão mais relacionadas ao marketing e propaganda do que às características reais do produto. Essa abordagem pode levar a equívocos sobre a verdadeira natureza do alimento. Portanto, é crucial avaliar e corrigir essas práticas. A transparência nas informações dos rótulos é fundamental para incentivar escolhas alimentares conscientes e saudáveis, alinhadas às expectativas dos consumidores. Diante desse cenário, torna-se fundamental a atualização da regulamentação, ações de monitoramento do mercado e ações de promoção a saúde dos consumidores.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Instituições
INSTITUTO NACIONAL DE CONTROLE DA QUALIDADE EM SAÚDE - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
VITORIA SCHETTINI, JULIANA MACHADO DOS SANTOS, ROSANE GOMES ALVES LOPES