Dados do Trabalho


Título

EFEITO DAS CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO NA LUMINOSIDADE DE GELEIAS MISTAS DE PIMENTA BIQUINHO E MARACUJÁ-AMARELO ADICIONADAS DE MEL

Introdução

A geleia mista é uma alternativa para utilizar frutas e/ou vegetais fora do padrão de consumo, visando novas propostas de produtos com alto valor nutricional e características sensoriais únicas. Geleias de frutas e/ou vegetais são, tradicionalmente, elaboradas em altas temperaturas para concentrações de sólidos solúveis de até 65 °Brix. Portanto, utilizar o mel como substituto do açúcar branco é um desafio, porque pode gerar elevados níveis de hidroximetilfurfural(HMF) no produto final além de alteração de cor. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das condições de processamento na luminosidade de geleias mistas de pimenta biquinho e maracujá-amarelo adicionadas de mel.

Material e Métodos

As geleias mistas foram elaboradas adicionando mel em diferentes etapas do processamento (início do processamento, antes de atingir 65 °Brix e após o término de cocção) e armazenadas em 3 temperaturas (5, 25 e 45 °C) utilizando o delineamento inteiramente casualizado (DIC), em três repetições. Foi realizada análise de luminosidade (L*)após dois dias de armazenamento em colorímetro Konica Minolta CR400. Os resultados foram avaliados por meio de análise de regressão em Excel.

Resultados e Discussão

Observou-se que todas as geleias armazenadas à 45 °C apresentaram luminosidade maior que aquelas armazenadas à 5 °C, ou seja, tornaram-se mais claras. Isso pode ser em decorrência da perda de pigmentos. Além disso, notou-se que a geleia com o mel adicionado no final do processo de cocção apresentou cor mais clara no armazenamento sob refrigeração e à temperatura ambiente, provavelmente devido a cor do mel.

Conclusão

Diante disso, conclui-se que a adição de mel em geleias mistas de pimenta biquinho e maracujá-amarelo em diferentes etapas do processamento e seu armazenamento sob refrigeração, temperatura ambiente e em temperatura extrema causam mudanças na luminosidade do produto, sendo que o aumento da temperatura de armazenamento provoca perda de pigmentos, tornando o produtomais claro.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil

Autores

HEITOR DE PONTES SARAIVA, Ariel Albuquerque Piu, Angelina De Sousa Chagas, Bruna Letícia Oliveira Gomes, Carlos Eduardo De Lima Melo, Luis Felipe Soares Reis, Letícia Xavier Donato, Samanta De Souza Rezende, Marcelo Carlos Ribeiro, Patrícia Aparecida Pimenta Pereira